Home Geral Nordeste sedia maior exercício aéreo conjunto da América Latina a partir desta segunda-feira (4)

Nordeste sedia maior exercício aéreo conjunto da América Latina a partir desta segunda-feira (4)

4 min read
0
0
13

Uma centena de aeronaves militares de 16 países, incluindo os novos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB), inicia nesta segunda-feira, 4, o maior exercício aéreo da América Latina. Esquadrões de sete países — Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal — chegam a Natal, no Rio Grande do Norte, para participar das manobras. Além disso, militares de seis países realizarão atividades de guerra cibernética e espacial, enquanto outras oito nações enviaram observadores para o evento.

A atual edição do exercício Cruzeiro do Sul, o Cruzex, ocorre em um momento sensível para a FAB, que recentemente perdeu duas aeronaves, incluindo um caça F-5. O evento também coincide com a intensificação da crise diplomática entre Brasil e Venezuela, após o governo venezuelano reivindicar a região de Essequibo, localizada na Guiana. O Brasil, por sua vez, não reconheceu a reeleição de Nicolás Maduro e bloqueou a entrada da Venezuela no bloco dos Brics, o que levou Caracas a convocar seu embaixador em Brasília de volta.

O Rafale F-5 ao lado de drone de combate que deve complementar a aeronave francesa a partir de 2033
Foto: A. Pecchini / Dassault Aviation

Durante o exercício em Natal, a FAB vai utilizar, além de sete dos oito caças F-39 em operação, os modelos F-5M e AMX A-1, além da aeronave de transporte KC-390. Os Estados Unidos participam com caças F-15 e o avião de reabastecimento e transporte KC-46. Já o Chile enviará seus F-16. Esta é a nona edição do Cruzex, cuja última realização foi em 2018, e marca a primeira participação dos F-39 e do KC-390 no treinamento no Brasil.

Fabricado em um consórcio do Brasil com a Itália, o AMX A-1, da FAB, deve participar do exercício em Natal
Foto: Sargento Müller Marin / Força Aérea Brasileira

A FAB também aproveitará o evento para desenvolver capacidades de defesa antiaérea de médio alcance, simulando o uso de sistemas de defesa aérea, e para o controle satelital, visando “conscientizar os participantes sobre as possibilidades e riscos associados aos sistemas espaciais”.

Segundo o brigadeiro Ricardo Guerra Rezende, diretor do exercício e comandante da Base Aérea de Natal, “a realização de mais uma edição do maior treinamento multinacional de guerra da América Latina visa a fortalecer a interoperabilidade entre as Forças Aéreas de diferentes países, promovendo o treinamento conjunto em cenários complexos e desafiadores”. Entre os desafios enfrentados pela FAB está a modernização de sua frota de caças.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

Papamóvel será transformado em unidade de saúde para crianças em Gaza

O veículo utilizado pelo papa Francisco, popularmente conhecido como papamóvel, será trans…