Home Segurança No Brasil 75% das mulheres já sofreram assédio sexual; Em Fortaleza, 68% das mulheres já foram vítimas

No Brasil 75% das mulheres já sofreram assédio sexual; Em Fortaleza, 68% das mulheres já foram vítimas

3 min read
0
0
46

Setenta e cinco por cento das mulheres que moram nas 10 maiores capitais brasileiras já sofreram algum tipo de assédio sexual. A situação é mais crítica em Porto Alegre, com 79%, seguida pelo Rio de Janeiro e Recife, ambas com 77%. Belo Horizonte e Fortaleza ficaram com o menor percentual, de 68%.

Os espaços públicos, como as ruas, praças, parques e praias, o transporte público e carros de aplicativo são os locais onde esse tipo de crime mais acontece. Depois vem o ambiente de trabalho, bares e casas noturnas. Os dados são da pesquisa Mulheres 2025, feita pelo Instituto Cidades Sustentáveis em parceria com o Ipec, Instituto Inteligência de Pesquisa e Consultoria.

Sobre as medidas para enfrentar esse problema, o coordenador de Relações Institucionais do Instituto Cidades Sustentáveis, Igor Pantoja, destacou que a maioria dos entrevistados pediu o aumento das penas para quem comete violência contra a mulher, a ampliação dos serviços de proteção às mulheres em situação de violência e mais agilidade no andamento das investigações de denúncias. Pantoja citou, no entanto, que há uma diferença nas respostas de homens e mulheres.

Em relação a divisão de tarefas domésticas, a maioria dos homens respondeu que o trabalho é dividido igualmente. Mas, para as mulheres não é bem assim que acontece. Elas dizem que são mais sobre carregadas do que os homens.

A pesquisa foi realizada em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Goiânia, São Paulo, Salvador, Manaus, Belém, Fortaleza e Belo Horizonte. Foram ouvidas 3.500 pessoas com 16 anos ou mais, de todas as classes sociais e econômicas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Segurança

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…