Home Geral Nasce na Terra da Luz a Academia Cearense de Teatro

Nasce na Terra da Luz a Academia Cearense de Teatro

3 min read
0
0
130

Nesta quarta-feira (27), a Academia Cearense de Teatro (ACT) estreou com a formação de 51 membros, na Academia Cearense de Letras (ACL), instituição literária mais antiga do Brasil. A solenidade de fundação e posse dos artistas aconteceu no Dia Mundial do Teatro, data simbólica para as artes cênicas.

Idealizada pelo teatrólogo, pesquisador e doutor Marcelo Farias Costa, a ACT iniciará as suas atividades como mais uma voz coletiva na defesa da preservação do passado, na articulação e reflexão do presente e no sonho de um futuro fértil para o pensamento e a criação dos artistas da cena no Ceará.

A intenção é agregar artistas, técnicos, pesquisadores, tempos e lugares diversos. A nova entidade tem pretensões modestas, mas, como ponto de encontro e interlocução de gerações e perfis distintos que poderão repercutir em diferentes setores. Da reflexão ao fomento, da poética aos mecanismos de salvaguarda, a Academia Cearense de Teatro tem muito a contribuir, sobretudo diante do histórico importante de outros coletivos ligados a produção teatral do Ceará. A ACT é, na verdade, um espaço plural, por excelência. O nome já diz tudo!

“Estamos unificados para acender a tocha do futuro e preservar o passado. Os acadêmicos naturais de cada cidade e região são os representantes de seus respectivos lugares”, informa o presidente da ACT, Antônio Marcelo, acrescentando: “após a fundação iremos dialogar com todo o estado – lembrando que, somos uma academia sem vínculo algum com os órgãos oficiais, mas estamos abertos”, pontua o primeiro dirigente da entidade.

Já o jornalista Magela Lima, um dos diretores de comunicação da agremiação, que estará de posse da cadeira de número 40, em reverência ao saudoso José Carlos Matos, disse em seu artigo escrito no último dia 25 de março, no jornal o Povo: “Há muito a ser feito, particularmente na seara da memória, objeto raro e de luxo nos últimos tempos. Nosso teatro tem um passado lindo, que precisa e merece ser ativado”, afirma.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

“Ópera em Cordel” estreia dia 22 de junho no Teatro RioMar Fortaleza com Haroldo Guimarães e Igor Jansen

O Teatro RioMar Fortaleza recebe, no dia 22 de junho, a estreia do espetáculo “Ópera em Co…