
Dados do Sebrae Startups apontam que o Brasil possui mais de 18 mil startups, em 1.413 cidades do país. E, segundo levantamento do Sebrae, 31% dessas iniciativas possuem uma mulher como fundadora. Em 2023, esse número era de apenas 8,65%. O empreendedorismo feminino pode crescer ainda mais e já conta com o apoio desta plataforma.
Em todo o Brasil, políticas públicas e programas específicos voltados para a promoção do empreendedorismo feminino incentivam mais mulheres no setor. O Sebrae Startups é um deles, com ofertas de capacitação, mentorias e facilitação ao acesso a crédito para diversos empreendimentos baseados em inovação.
“O Sebrae acredita no potencial transformador das mulheres no ecossistema de inovação. Com iniciativas que chegam a todas as regiões do Brasil, incentivamos e apoiamos founders mulheres para que suas startups cresçam, se destaquem e impactem positivamente a economia”, Cristina Mieko, head de startups do Sebrae.
Além disso, o Sebrae tem promovido ações voltadas para a inclusão financeira, como os programas Sebrae Delas e Acredita. Estas ferramentas atuam para facilitar o acesso das mulheres ao crédito e para difundir a educação financeira entre empreendedoras.
A iniciativa possibilita que pequenos negócios liderados por mulheres tenham condições mais favoráveis para obter empréstimos, com garantia do Fampe para cobrir 100% do valor nas operações de crédito voltadas ao público feminino.