Home Negócios Montadora Chinesa Higer Bus assina acordo com Governo do Ceará para construir nova fábrica de ônibus elétricos

Montadora Chinesa Higer Bus assina acordo com Governo do Ceará para construir nova fábrica de ônibus elétricos

3 min read
0
0
151

A empresa da China, Higer Bus, assinou acordo com o Governo do Ceará para a instalação de sua nova fábrica de ônibus elétricos no Pecém, a 315 km de Fortaleza. A iniciativa da empresa, discutida com o governo do estado, demandará investimentos de US$ 20 milhões.

Com um grande plano de expansão, o Governo do Ceará entra no raio de escolha da empresa não apenas pelo fator de vantagem geográfica com mercados da Europa e das Américas, mas também devido ao hidrogênio verde.

A nova fábrica da Higer Bus deve importar os ônibus elétricos via PKD. Nessa modalidade, o veículo virá com todas as peças desmontadas, ou seja, chegará pronto, e no estado, serão colocadas peças como assentos, vidros e motores elétricos.

Segundo informações, Marcelo Barcella, diretor para América Latina da Higer Bus, informou que os fornecedores da montadora podem atender perfeitamente às demandas da Higer no Ceará. Na seleção estão empresas como Siemens e Dana, para os motores dos ônibus elétricos, Bosch para caixas de direção e ZF para a Suspensão.

As baterias ficarão por conta da CATL, que fechou recentemente uma parceria com a fabricante brasileira de baterias Moura. Entretanto, no Brasil, a empresa atuará via TEVx Motors Higer.

Entretanto, antes de chegar ao Ceará, a empresa já possui em São Paulo, um contrato com a Enel, onde a companhia de energia disputará uma licitação ou concorrência para a comercialização dos ônibus elétricos. Caso vença, a Higer Bus montará a estrutura de carregamento e alugará todo o pacote de operadores.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − um =

Verifique também

Fortaleza vence o Trinidense e se classifica em 1º para as oitavas da Sul-Americana

Com o resultado, o Leão do Pici termina em primeiro lugar do Grupo D com 13 pontos e garan…