A ministra da Cultura, Margareth Menezes, será agraciada com o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC).
A cerimônia de entrega da honraria será no dia 3 de julho, às 18 horas, na Concha Acústica da Instituição. O reitor Custódio Almeida estará à frente do ato, que deverá atrair principalmente o meio artístico local.
A honraria reconhece a trajetória artística, cultural e ministerial de Margareth, considerada uma das principais referências da música brasileira e da valorização da cultura afro-brasileira. A aprovação do título destaca sua relevância transversal, unindo uma carreira artística de 36 anos à sua atuação como gestora cultural.
Com uma trajetória que se iniciou nos palcos do teatro baiano nos anos de 1980 e se consolidou mundialmente com o lançamento de 17 obras e indicações ao Grammy, Margareth é a principal idealizadora do “Afropop Brasileiro”, movimento que funde ritmos ancestrais afro-brasileiros com sonoridades contemporâneas.
Relatada pelo conselheiro Ivânio Lopes, a sugestão do título foi apresentada como um “marco histórico” que reconhece a embaixadora da cultura popular da Unesco por sua capacidade de transformar a arte em ferramenta de desenvolvimento.

