Home Política Ministério Público é favorável a manutenção da cassação dos deputados estaduais do PL no Ceará

Ministério Público é favorável a manutenção da cassação dos deputados estaduais do PL no Ceará

3 min read
0
0
44

Na última sexta-feira (19), o Ministério Público Federal (MPF), no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), emitiu parecer favorável a manutenção da cassação da chapa dos deputados estaduais do PL no Ceará: Carmelo Neto, pastor Alcides, Dra. Silvana e Marta Gonçalves.

Assinada por Alexandre Espinosa Bravo Barbosa, vice-procurador-geral eleitoral, o parecer confirma a pena aplicada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que cassou os mandatos dos quatro parlamentares por fraude à quota de gênero.

“Na espécie, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por maioria, reconheceu a prática de fraude à cota de gênero, consubstanciada no lançamento fictício das candidaturas de Andréia Moura Fernandes, de Marlúcia Barroso Bento, de Maria Meiriane de Oliveira, Viviane dos Santos Silva e Oneida Pontes Pinheiro, todas devidamente comprovadas a partir do acervo dos autos”, apontou o vice-procurador.

Além de confirmar a punição dos parlamentares, o vice-procurador-geral eleitoral dá provimento a sanções ao ex-presidente do PL no estado, o prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves. O TRE do Ceará isentou Acilon da responsabilidade por eventuais fraudes na chapa feminina do PL, mas Alexandre Espinosa Bravo Barbosa foi favorável à aplicação de ilegibilidade, como pedido em recursos interpostos pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e Adelita Monteiro (Psol), secretária da gestão de Elmano de Freitas (PL), uma das autoras da ação que iniciou o processo.

“Há necessidade de imputação da sanção de inelegibilidade ao presidente do partido Acilon Gonçalves Pinto por ter responsabilidade no caso e por ter proveito direto da fraude perpetrada, devendo o acórdão regional nesse ponto ser reformado”, continuou.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

Verifique também

Faculdade de Medicina de Harvard lista as 5 melhores atividades físicas para o seu corpo

Algumas das melhores atividades físicas para o seu corpo não exigem a academia ou pedem qu…