Home Brasil Ministério de Minas e Energia descarta volta do horário de verão em 2024

Ministério de Minas e Energia descarta volta do horário de verão em 2024

3 min read
0
0
15

Nesta quarta-feira (16), o Ministério de Minas e Energia (MME) descartou a possibilidade de retorno do horário de verão para este ano. Durante coletiva de imprensa, o ministro Alexandre Silveira garantiu que as condições dos reservatórios de energia no Brasil são favoráveis e não justificam a retomada da medida, que adiantava os relógios em uma hora durante os meses de maior luminosidade.

“O Comitê se reuniu 10 vezes para discutir a efetividade e a necessidade de implementação do horário de verão. Chegamos à conclusão de que não há necessidade de sua decretação para este verão”, destacou Silveira.

A decisão foi tomada após consulta com diretores do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Segundo o ministro, o abastecimento energético está garantido, e os níveis de água nos reservatórios estão em um processo de recuperação.

Decisão técnica, não política

Silveira frisou que a decisão foi técnica e de responsabilidade exclusiva do Ministério de Minas e Energia. “Essa não é uma medida de governo, e sim uma decisão técnica do MME e do ministro de Estado. Informei o presidente Lula, mas a decisão partiu de uma análise cuidadosa do nosso cenário energético”, enfatizou.

O horário de verão foi uma prática adotada no Brasil desde 1931, com o objetivo de aproveitar ao máximo a luz solar e, assim, reduzir o consumo de energia elétrica. No entanto, o regime foi oficialmente extinto em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro, que argumentou que a economia gerada era baixa e que os efeitos no relógio biológico da população eram negativos.

Com a decisão, o Brasil segue sem o horário de verão, mantendo o regime atual de funcionamento dos relógios durante o período de maior luminosidade.

Fonte: Correio Brasiliense

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Brasil

Deixe um comentário

Verifique também

Pagamento de licenciamento via Pix possibilita emissão instantânea de documentos de veículos

Mais uma novidade que chega em boa hora para os cearenses proprietários de veículos. Isto …