Home Cultura Mercado dos Pinhões recebe trabalhos de reparos nos vitrais e na estrutura elétrica

Mercado dos Pinhões recebe trabalhos de reparos nos vitrais e na estrutura elétrica

4 min read
0
0
78

A Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) realiza um trabalho de manutenção preventiva no Mercado dos Pinhões, equipamento histórico localizado no Centro de Fortaleza. Ao longo desta semana, os vitrais que decoram o mercado de ferro foram removidos visando à segurança do espaço. Reparos na estrutura elétrica do equipamento também estão sendo realizados neste período.

O Mercado dos Pinhões é um bem cultural tombado pela Prefeitura Municipal de Fortaleza por meio do Decreto Municipal nº 11.962, de 11 de janeiro de 2006. O coordenador do Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor, Diego Zaranza, explica que as ações realizadas nesta semana têm o intuito de garantir a preservação do Mercado, assim como a segurança da população. Os vitrais, de cores lilás e amarelo ocre, são similares aos originais em material, técnica e cor, conforme regem as recomendações internacionais de intervenção do patrimônio cultural edificado.

Um projeto mais amplo para conservação e restauro do Mercado dos Pinhões está sendo elaborado para ser executado nos próximos meses, prevendo intervenções na estrutura de ferro, assim como reparos das instalações elétricas, restauração de revestimento de piso, reparos na coberta, alvenaria, fachadas, boxes, vitrais, luminotécnico e da Praça Visconde de Pelotas (onde o Mercado está instalado).

Sobre o Mercado

O Mercado dos Pinhões é um exemplo da arquitetura do ferro no Ceará. Uma das características de sua estrutura, pré-fabricada na França, nas oficinas Guillot Pelletier, em Orleans, é a portabilidade, podendo ser desmontado e montado em locais diferentes.

Assim, seu primeiro endereço em Fortaleza foi a Praça Carolina, hoje conhecida como Praça Waldemar Falcão. A inauguração do Mercado da Carne, formado de início por dois galpões unidos por uma passagem coberta, conhecida como avenida, foi realizada em 18 de abril de 1897.

Em 1938, a estrutura foi desmembrada e levada para a Praça Visconde de Pelotas, entre as ruas Gonçalves Ledo e Nogueira Acioli, onde permanece até hoje.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…