Home Geral Mais de 40% dos profissionais consideram pedir demissão se obrigados a retornar ao escritório todos os dias

Mais de 40% dos profissionais consideram pedir demissão se obrigados a retornar ao escritório todos os dias

7 min read
0
0
21

Uma pesquisa realizada pela empresa Offerwise, a pedido do QuintoAndar e Imovelweb, revelou que 43% dos entrevistados afirmaram que deixariam os empregos atuais caso tivessem que ir à empresa todos os dias. O levantamento foi feito em todas as capitais do país e entrevistou pessoas com 18 anos ou mais.

Para o doutor em Administração e professor do mestrado e doutorado em Administração da Universidade Positivo (UP), Fábio Vizeu, o trabalho remoto é um caminho sem volta. “Apesar do desafio de se adaptar e ajustar a cultura organizacional após a pandemia, ficou claro que o trabalho remoto é uma maneira interessante de otimizar os recursos humanos das organizações”, afirma.

Ele enfatiza que, apesar de o trabalho remoto ser feito fora do ambiente tradicional, é preciso fazer algumas adaptações. “A principal mudança é encontrar um espaço adequado em casa, um cômodo que proporcione as condições ideais para o trabalho. Além disso, o colaborador precisa compreender a importância de manter em casa a mesma rotina e atitude que teria se estivesse nas dependências da empresa”.

Limites no trabalho remoto

Um dos desafios cruciais é estabelecer limites entre a vida profissional e pessoal. “Quando se trabalha em casa, é fácil ceder à tentação de trabalhar além do horário ou lidar com demandas domésticas durante as horas de trabalho. Isso pode levar a problemas de produtividade, estresse e até mesmo esgotamento profissional”, destaca o professor.

Flexibilidade no trabalho

O resultado da pesquisa que revela que os trabalhadores brasileiros preferem o trabalho remoto ao presencial já era esperado, segundo Vizeu, pois o trabalho remoto oferece uma série de benefícios, tanto para as empresas quanto para os funcionários.

“Para as empresas, o trabalho remoto pode gerar economia de custos, aumento de produtividade e redução da rotatividade”, explica. “Já para os colaboradores, oferece flexibilidade, melhoria na qualidade de vida e redução de estresse”, enumera.

“A liberdade para escolher os horários de trabalho, desde que as metas da empresa sejam cumpridas, assim como a liberdade para escolher o local de trabalho, contando que haja acesso à internet e a um computador, proporciona a liberdade de conciliar o trabalho com a vida pessoal. Essa autonomia pode resultar em maior satisfação profissional e mais qualidade de vida”, ressalta o especialista.

Trabalho híbrido como solução

O trabalho híbrido é uma modalidade que combina elementos do trabalho remoto e presencial. Essa abordagem visa atender às necessidades dos trabalhadores que buscam flexibilidade, mas também valorizam o contato pessoal. No modelo híbrido, os colaboradores dividem o tempo entre o remoto e o presencial, com a proporção variando de acordo com as demandas da empresa e as preferências individuais.

Empresas que adotam o trabalho híbrido podem colher benefícios como a redução de custos e o aumento da produtividade. Já para os trabalhadores, essa modalidade oferece vantagens como flexibilidade, melhoria na qualidade de vida e a oportunidade de manter o contato presencial.

“O trabalho remoto é uma tendência que veio para ficar. As empresas que desejam permanecer competitivas precisam proporcionar flexibilidade aos funcionários”, enfatiza Vizeu.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 3 =

Verifique também

Arquidiocese de Fortaleza realiza a 13ª Caminhada Penitencial

A tradicional procissão iniciará com Missa, às 7h, na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senh…