Home Geral IRPF: Associação Peter Pan convida apoiadores a destinarem 3% do imposto para causa do câncer infantil

IRPF: Associação Peter Pan convida apoiadores a destinarem 3% do imposto para causa do câncer infantil

4 min read
0
0
21

O período de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) se encerra no dia 30 de maio, às 23h59. Com isso, o contribuinte deve ficar atento ao prazo para evitar cair na malha fina. A ação deve ser realizada por pessoas que receberam rendimentos superiores a R$33.888,00 ou que se enquadram nos demais grupos definidos pela Receita Federal.

Durante a declaração, o contribuinte pode realizar um ato de solidariedade e destinar até 3% do valor para a Associação Peter Pan, entidade que presta assistência e acolhimento a crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. A iniciativa visa dar apoio a projetos de impacto reconhecido na sociedade e o valor é destinado ao Fundo da Infância e Adolescência, não tendo qualquer ônus para o contribuinte.

Para serem beneficiadas, as instituições precisam ter projetos aprovados e serem reconhecidas pelos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “A destinação por meio da Declaração do Imposto de Renda é de fundamental importância para a continuidade das ações realizadas pela Associação Peter Pan. A partir dela, conseguimos manter nossos 16 programas de promoção à saúde, que cuidam do paciente no diagnóstico, tratamento e pós-tratamento”, pontua Admara Pinheiro, Gerente de Mobilização de Recursos e Comunicação da APP.

Como destinar o IRPF para a Associação Peter Pan?

Apenas contribuintes que optarem pelo modelo completo da declaração podem fazer a destinação, independentemente de possuírem valores a pagar ou a receber. Ao preencher a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve verificar o valor do imposto devido e confirmar a opção “Doações Diretamente na Declaração”, selecionando a doação ao Fundo da Criança e do Adolescente e escolhendo a esfera de atuação – estadual ou municipal. Após a seleção, o sistema gera um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) específico, que deve ser pago até o prazo final da entrega da declaração, junto com o do Imposto de Renda.

Como o sistema ainda não permite que o nome da instituição beneficiada seja indicado neste momento, é importante que o DARF e seu respectivo comprovante de pagamento sejam enviados para a Associação Peter Pan, que fará o controle e o devido acompanhamento junto aos Conselhos da Criança e do Adolescente, garantindo o repasse correto dos recursos destinados.

O site da Associação Peter Pan possui um vídeo explicativo sobre como realizar o processo da maneira correta. Confira aqui!

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral
Comentários estão fechados.

Verifique também

Alta adesão marca o primeiro dia de vacinação contra a gripe para o público geral

A Prefeitura de Fortaleza ampliou a aplicação da vacina contra a gripe para o público gera…