Home Cidade IPTU e Taxa do Lixo podem ser pagos em separado; saiba como

IPTU e Taxa do Lixo podem ser pagos em separado; saiba como

5 min read
0
0
24

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e a Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (TMRSU) podem ser pagos em separado, à vista com desconto ou parcelado, de acordo com a disponibilidade do contribuinte. As opções para as duas formas de pagamento estão disponíveis no site da Sefinna plataforma Fortaleza Digital ou no App Sefin Digital.

Saiba como

Ao acessar o site, na aba “Serviços”, é possível visualizar o link dos principais tributos municipais, dentre eles o IPTU e a TMRSU.

O contribuinte escolherá qual irá fazer o pagamento, e ao clicar, deverá preencher os dados do número de inscrição do imóvel, ou o CPF seguido da data de nascimento, ou data da abertura da empresa, em caso de CNPJ.

Em ambos os tributos o contribuinte encontrará as opções “Pagar com cartão”, “Pagar em cota única” com descontos, além das opções para parcelamento em até 11 vezes.

O contribuinte também poderá optar pelo pagamento dos dois tributos em conjunto, recebendo desconto de até 12% no IPTU.

A secretária das finanças, Flávia Teixeira, destaca que a opção de pagamento unificada é uma oportunidade de obter desconto a mais que o já concedido em cota única, e pelo Nota Fortaleza.

“O contribuinte poderá efetivar o pagamento conforme sua realidade no momento. Pode, por exemplo, pagar o IPTU à vista, e a Taxa parcelada. O pagamento dos dois tributos é uma facilidade e uma oportunidade a mais para obter descontos”, afirma a secretária.

Descontos

O pagamento em cota única do IPTU com 8% de desconto e 10% para a TMRSU pode ser pago até o próximo dia 07 de fevereiro.

Para o contribuinte que optar pelo pagamento em cota única unificado dos dois tributos, poderá ser aplicado ainda mais 2% de desconto, no IPTU.

Vale lembrar que os cadastrados no programa Nota Fortaleza podem ainda acumular descontos no IPTU de 1%, 1,5% e 2%, a partir da pontuação que tem como base o valor das Notas Fiscais de Serviços emitidas e o valor venal do imóvel. Desta forma, os descontos no IPTU podem chegar até 12%.

O cidadão ainda terá a opção de descontos no IPTU de 6% e 4%, com vencimento no quinto dia útil dos meses de março e abril, respectivamente. Para a TMRSU, os descontos nos mesmos prazos são de 7,5% e 5%. Os descontos acumulados do Nota Fortaleza e pagamento unificado também são válidos para estas opções de cota única.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 3 =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…