Home Economia Investimentos em renda fixa de pessoas físicas crescem 15% no Brasil em 2023

Investimentos em renda fixa de pessoas físicas crescem 15% no Brasil em 2023

5 min read
0
0
51

A cada dia, mais brasileiros optam por investir seu dinheiro em renda fixa e no Tesouro Direto. Segundo a Bolsa de Valores, os Certificados de Depósitos Bancários (CDBs) alcançaram mais de 11,7 milhões de aplicações de pessoas físicas, totalizando um saldo de R$712,3 bilhões em 2023, com uma média de saldo de R$6 mil. O aumento dos investimentos nessa modalidade foi de 12% em relação a 2022.

O Tesouro Direto atingiu a marca de 2,5 milhões de investidores, registrando um crescimento de 27% em comparação com o final de 2022. Alberto Pompeu, especialista em finanças, explica o porquê do aumento nos investimentos nessas modalidades nos últimos anos.

“Percebemos uma melhoria na educação financeira entre os brasileiros. Isso se reflete nesses números. Com rendimentos muito mais atrativos, o CDB e o Tesouro Direto rendem quase o dobro de juros em comparação com a tradicional caderneta de poupança. Essa era uma prática comum, principalmente entre aqueles que guardavam dinheiro em bancos tradicionais, mas agora, com a ampla oferta de bancos digitais, a população tem acesso a opções de investimento mais interessantes,” explica Pompeu.

O que é Renda Fixa?

Foto: Pixabay

A renda fixa é uma modalidade de investimento em que você empresta seu dinheiro ao governo ou a empresas, como bancos, e em troca recebe juros por esse empréstimo. Esse tipo de aplicação é facilmente realizável: basta ter uma conta em um banco de sua preferência e selecionar o menu de investimentos para seguir o passo a passo necessário para aplicar seus recursos.

O que é Tesouro Direto?

O Tesouro Direto consiste em emprestar dinheiro para a União, recebendo em troca rendimentos pelo recurso emprestado.

“Ainda há muitas pessoas que têm receio de retirar dinheiro da poupança para investir no CDB ou no Tesouro. Todos nós que investimos temos a garantia de receber o nosso dinheiro de volta pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), regulamentado pelo Banco Central (BC). No caso do Tesouro, a perda só ocorreria se a economia do país enfrentasse um colapso significativo, o que é altamente improvável atualmente. Não existe um momento ideal para começar a investir. Se ficarmos esperando o dia perfeito, ele nunca chegará. É possível começar com qualquer quantia, e com o tempo, ir aprendendo a investir melhor,” conclui Pompeu.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + doze =

Verifique também

X Passeio Ciclístico da AMC interligará as lagoas requalificadas do Mondubim e Messejana

O evento, que terá 21 km de percurso interligando as lagoas do Mondubim e Messejana, está …