Home Cultura Instituto Sérvulo Esmeraldo é inaugurado em Fortaleza

Instituto Sérvulo Esmeraldo é inaugurado em Fortaleza

4 min read
0
0
143

O artista que colocou a capital alencarina no circuito das artes plásticas do Brasil e do mundo agora dá nome a um importante equipamento de acervo cultural e documental em Fortaleza: a sede do Instituto Sérvulo Esmeraldo. Inaugurado na última semana, no bairro Salinas, o projeto cujo objetivo é salvaguardar a memória e as obras do artista Sérvulo Esmeraldo, conta com o patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

A Cagece, apoiadora da arte e conhecedora da relevância do “artista das linhas” para Ceará, atentou especialmente para a simbologia de Sérvulo no saneamento no estado, graças à obra “Interceptor Oceânico”, hoje um cartão postal da cidade, localizado na avenida Beira-Mar. A obra foi inaugurada em 1978, quando o Governo do Ceará lançou o projeto de ampliação do esgotamento sanitário e encomendou a obra, como uma espécie de homenagem à evolução do saneamento básico da capital.

A obra coabita o ano de lançamento do interceptor oceânico e do emissário submarino do sistema de esgotamento, verdadeiros marcos da companhia para a implantação dos novos modelos de coleta, tratamento e correta destinação do esgoto no estado. O monumento representa a interligação dos esgotos e interceptações dos cursos d’água, com o intuito de demonstrar conexão, evolução, e não à toa, aponta para a imensidão do mar.

Além de Interceptor Oceânico, o “obelisco” criado por Sérvulo Esmeraldo, carrega o título oficial de Monumento ao Saneamento Básico, mas dá asas à interpretação dos fortalezenses, uma vez que de tão presente na vida alencarina, recebe alcunhas e interpretações variadas. Quarenta anos depois, após uma recente restauração, o monumento continua localizado na feirinha da Beira-Mar, no bairro Meireles, adornando a orla e estampando toda a geometria de Sérvulo no calçadão.

Instituto Sérvulo Esmeraldo

O equipamento é um importante acervo do cearense composto por esculturas, maquetes, vídeos, livros , etc, que contam a história da obra de Sérvulo por meio, também, de ilustrações e gravuras. A fundadora, curadora e organizadora do projeto é Dodora Guimarães, viúva do artista.

O arquivo estará disponível a partir deste mês de março para pesquisas de arquitetos, engenheiros, historiadores, artistas visuais, estudantes e profissionais das mais diversas áreas e admiradores do trabalho de Sérvulo Esmeraldo. As visitas podem ser realizadas mediante agendamento.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…