Home Geral Incêndio veicular, como evitar esses acidentes?

Incêndio veicular, como evitar esses acidentes?

4 min read
0
0
85

Um carro pode incendiar por vários motivos, como pane elétrica, pode ser um desgaste da bateria ou mau funcionamento do alternador, vazamento de combustível, problemas na tampa do combustível no reservatório, um ressecamento de partes como retentor, arrefecimento ou refrigeração que é o sistema que controla a temperatura nos motores.

Segundo o corpo de bombeiros de Fortaleza, somente nos últimos seis meses de 2022 cerca de 134 veículos foram incendiados na cidade. Para reduzir o número de incidentes desta natureza é sempre bom estar com os itens revisados.

“A inspeção veicular, pode identificar tais problemas e direcionar um reparo certeiro para o veículo, além de prevenir acidentes, o ideal é a cada dois anos realizar uma boa inspeção e revisar vários itens”, explica o engenheiro mecânico, João Marcelo Brasil de Souza do Cipetran.

Além de entender a importância da inspeção veicular de uma forma mais generalizada, é essencial que as pessoas tenham conhecimento sobre o extintor de incêndio veicular. A troca do extintor de incêndio é fundamental para garantir que ele esteja utilizável quando você precisar. Ele possui validade, a qual deve ser verificada de forma constante. Afinal, se você precisar utilizá-lo, e ele estiver vencido, ele pode não funcionar. Além de conferir qual é o tipo de extintor de incêndio mais adequado para o seu caso, é importante se atentar a validade para que não haja dor de cabeça e, inclusive, complicações legais.

“No caso do extintor de incêndio, sempre que for utilizado, ele tem que ser substituído ou quando expirar a validade. Vale lembrar que o extintor não é obrigatório para todo tipo de veículo. A obrigatoriedade do extintor vai para os caminhões, caminhão trator, veículos comerciais pesados, ônibus, micro-ônibus,” afirma Marcelo Brasil.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Verifique também

Mutirão de limpeza de praias, lagos e parques acontece em Fortaleza e em mais 11 cidades

O mutirão tem a participação de voluntários e de parceiros comerciais da marca, como distr…