
Nesta quarta-feira (30), o Iguatu venceu o Ferroviário por 2 a 1 nos pênaltis e conquista a Taça Fares Lopes 2023. Este é o primeiro título da Taça Fares Lopes conquistado pelo Iguatu, que já havia sido 3º colocado em três ocasiões (2015, 2017 e 2018). O Ferroviário tem dois títulos, conquistados em 2018 e 2020.
A Taça Fares Lopes dá vaga para a disputa da Copa do Brasil do ano seguinte. Neste ano, como o Iguatu já tinha conquistado esse lugar no torneio nacional via Campeonato Cearense 2023, o Ferroviário ficou com a vaga vinda da Taça Fares Lopes.
Jogo
O Iguatu estava decidido em reverter a desvantagem construída pelo Ferroviário no primeiro jogo. Por isso, o Azulão tratou de dominar as ações desde cedo, tanto que aos 24 minutos da etapa inicial, Guidio roubou a bola do adversário, avançou em direção à área e faz o cruzamento. A bola passou por todo mundo e foi morrer dentro das redes do Ferroviário: 1 a 0 para o Iguatu.
Com o placar agregado em 1 a 1, o Ferrão precisou correr atrás do prejuízo e nos acréscimos do primeiro tempo, aos 49 minutos, empatou o jogo. Bruno Gonçalves soltou uma bomba no meio do gol e deixou tudo igual no Morenão.

Valente, o Iguatu não se entregou fácil. Aos 28 minutos do segundo tempo, Otacílio Marcos deslocou Igor Rayan e marcou o segundo do Iguatu na partida, voltando a igualar o placar agregado: 2 a 2.
A disputa foi para os pênaltis. As duas primeiras cobranças foram desperdiçadas pelos batedores de cada um dos times. A partir daí, os jogadores acertaram a pontaria e seguiu-se uma longa sequência de certeira de cobranças. Até que o goleiro Geferson defendeu o pênalti de Gabriel Pernambucano com o pé e confirmou o título.
Próximo confronto
O Ferrão decide sua vida na Série D no próximo domingo (3), quando jogará o duelo de volta das quartas de final da competição contra o Maranhão. A partida acontecerá no estádio Presidente Vargas, às 17h30.