Home Saúde Hospital Infantil Albert Sabin expande serviços com Centro de Especialidades

Hospital Infantil Albert Sabin expande serviços com Centro de Especialidades

7 min read
0
0
48

Na manhã da última sexta-feira (26), o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou a inauguração do Centro de Especialidades. A ideia é fortalecer os cuidados pediátricos que incluem atendimentos ambulatoriais e do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). Desde o início do funcionamento, em dezembro de 2023, até o momento, já foram realizados mais de 20 mil atendimentos no local.

A primeira-dama Lia de Freitas, presente no evento, reforçou que a inauguração do equipamento oferece um melhor atendimento para as mães que têm filhos em tratamento.

“Ver essa estrutura é muito especial para mim. A gente fica muito feliz porque essas crianças precisam de um atendimento muito especializado, inclusive até com o cuidado de não ter nada com leite aqui”, reforçou. Na ocasião, ainda ressaltou ser um local estratégico por estar perto da rodoviária central de Fortaleza, pensando também no atendimento de pessoas do interior.

Foto: Ligia Freitas Duarte/Ascom Hias

A unidade anexa está operando com atendimentos ambulatoriais que antes funcionavam dentro do hospital. Foram transferidos para o espaço, os serviços de psiquiatria, ginecologia, dermatologia e homeopatia, bem como os atendimentos multiprofissionais do Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado (Naif), Núcleo de Orientação e Estimulação ao Lactente (Noel) e o Programa Pontos de Luz.

Também funcionam os atendimentos do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV), tanto ambulatoriais como de entrega da fórmula. A secretária de saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho, falou sobre os esforços em ampliar o atendimento para os pacientes pediátricos com APLV.

“Estamos tentando ampliar o atendimento desses pacientes e nossa meta é descentralizar o atendimento no estado. Queremos disponibilizar atendimento pelo menos no Cariri e na região Norte do Estado, para que os pais não precisem se deslocar para vir pegar o leite”, destacou.

Inauguração contou com presença de gestores e comunidade – Foto: Ligia Freitas Duarte/Ascom Hias

Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, a inauguração do Centro de Especialidades representa um passo significativo no compromisso contínuo da instituição com a excelência no cuidado infantil.

“Estamos muito felizes com esse novo espaço e esperamos que a experiência do paciente seja reconhecida pelo bom atendimento para os pais e suas crianças”, afirmou. De acordo com a diretora-geral, cerca de 3.600 crianças estão sendo atendidas e recebendo o leite no Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) na nova sede.

A cerimônia contou ainda com a presença do secretário Executivo de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional, Lauro Perdigão; do representante Ordem dos Advogados do Brasil Seção Ceará (OAB-CE), Ricardo Vieira; de profissionais de saúde; e membros da comunidade.

Nova estrutura

Nova estrutura foi pensada especialmente para as famílias e crianças em tratamento – Foto: Ligia Freitas Duarte/Ascom Hias

A estrutura conta com duas recepções para o atendimento ambulatorial e para o Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca, consultórios para atendimento médico e multiprofissionais, espaço lúdico dedicado às crianças, salas de coordenação, banheiros e refeitório, além de espaço dedicado ao acondicionamento e à dispensação das fórmulas.

O espaço anexo funciona por meio de regulação do posto de saúde, para pacientes de Fortaleza, e via Secretaria da Saúde municipal para pacientes do interior, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, na rua Jorge Acúrcio, 807 (Vila União).

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Verifique também

Avenida Dr. Silas Munguba passa por obra de drenagem e recuperação asfáltica

As intervenções têm como objetivo evitar o acúmulo de água na via e a previsão é que os se…