
Comer iogurte duas ou mais vezes por semana pode reduzir o risco de câncer de cólon, de acordo com um novo estudo liderado por pesquisadores da Harvard TH Chan School of Public Health e Mass General Brigham. Eles descobriram que o consumo regular de iogurte pode causar alterações no microbioma intestinal que protegem contra um certo tipo de tumor agressivo. O estudo foi publicado em 12 de fevereiro na Gut Microbes.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 150.000 pessoas que foram acompanhadas por pelo menos três décadas. Eles descobriram que as pessoas que comem iogurte regularmente tendem a ter taxas mais baixas de câncer colorretal proximal positivo para Bifidobacterium, uma espécie bacteriana encontrada no iogurte.
Pacientes com câncer de cólon proximal (que ocorre no lado direito do cólon) geralmente têm piores resultados de sobrevida do que pacientes com câncer de cólon distal (que ocorre no lado esquerdo).
Tomotaka Ugai, co-autor sênior do estudo, disse em um artigo da NPR de 14 de fevereiro que o iogurte parece promover um equilíbrio saudável de bactérias, o que ajuda o intestino a se manter forte e saudável e que pode, por sua vez, ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon. Ugai é associada do Departamento de Epidemiologia da Harvard Chan School e instrutora de patologia no Brigham and Women’s Hospital.