
O Grupo Miraira, renomado coletivo artístico de Fortaleza, comemora 42 anos de trajetória dedicada à preservação e difusão das matrizes estéticas populares tradicionais. Para celebrar essa data especial, o grupo apresenta o espetáculo “Flor do Deserto” em uma temporada no Teatro B. de Paiva, localizado no HUB Cultural Porto Dragão.
Dirigido pela professora Lourdes Macena, diretora do Grupo Miraira, o espetáculo “Flor do Deserto” mescla dança, música, teatro, poesia e elementos da cultura popular cearense. Inspirado na obra dramatúrgica “Caldeirão da Santa Cruz do Deserto” de Oswald Barroso e na história do Beato Zé Lourenço e do Padre Cícero, o espetáculo busca destacar a importância desses personagens e de seus ensinamentos para a comunidade.
“Flor do Deserto” apresenta 20 quadros que retratam elementos históricos e culturais do Ceará, utilizando música de compositores do Cariri e performances com danças tradicionais locais. A proposta do espetáculo é ressaltar a necessidade de valorizar as formas de vida comunitária, promovendo a igualdade, a equidade e o respeito à humanidade e ao planeta.
O Grupo Miraira é reconhecido por seu compromisso com as práticas culturais tradicionais e sua atuação na formação e profissionalização de artistas ao longo de mais de quatro décadas. Originado do LPCT – Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais do IFCE – campus Fortaleza, o grupo tem sido fundamental no circuito cultural da cidade, promovendo espetáculos de alta qualidade e relevância artística.
O espetáculo “Flor do Deserto” será apresentado nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de março, sempre às 19 horas. Os ingressos estão disponíveis no Sympla e o evento conta com o apoio do IFCE, Lab Plural, HUB Porto Dragão, Secretaria de Cultura do Ceará e Instituto Dragão do Mar.