
Na última quarta-feira (11), a companhia aérea brasileira Gol e a colombiana Avianca anunciaram a criação de uma holding onde ambos os grupos de aviação vão compartilhar a mesma plataforma de negócios.
A nova holding, cujo nome é Abra e tem a expectativa de que o negócio seja concluído até o segundo semestre de 2022, reunirá operações da maior companhia aérea do Brasil, a Gol e de um dos maiores grupos sul-americanos de aviação, a Avianca, com operações na Colômbia, Equador, El Salvador e rotas para América do Norte, Europa e América Central.
De acordo com informações, as empresas fecharam acordo com o objetivo de “criar um grupo líder em transporte aéreo na América Latina”. A nova empresa terá capital fechado e sede no País de Gales, no Reino Unido.
A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto “se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador”, segundo comunicado.
Ainda segundo o comunicado, “alguns investidores financeiros se comprometeram a investir até US$350 milhões em ações” do Grupo Abra após o fechamento da transação.