
A Capital Cearense sedia, neste sábado (16), o lançamento da Rede Ambiental de Valorização de Ecossistemas em Restauração (Reaver). O evento ocorrerá às 8h, no Cuca Mondubim.
A Reaver é o resultado da união de adolescentes e jovens do Nordeste que fortalecem a luta socioambiental, semeando o sonho de uma vida integrada com a natureza e o respeito à diversidade. A iniciativa começou a partir de um encontro em uma comunidade quilombola no Ceará.
“A Reaver deu seus primeiros passos ainda em dezembro de 2023, quando cerca de 50 adolescentes e jovens tiveram a oportunidade de conhecer e vivenciar a comunidade quilombola do Cumbe [no município de Aracati]”, conta a técnica em protagonismo juvenil e incidência política do Instituto Terre des Hommes (TdH), Vanessa Silva.
“São jovens que, no geral, já atuam dentro dos seus territórios com os impactos ambientais. Nesse sentido, eles buscam melhorias para usufruir do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado”.
Para dia do lançamento, o TdH, além de apresentar a rede, prepara palestras, apresentações artísticas e troca de experiências entre jovens que compõem coletivos da temática do meio ambiente.
“Entre as atividades programadas para o dia do lançamento da Rede, teremos uma mesa de abertura para falar sobre mudanças climáticas, tendo em vista que o evento vai acontecer também em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas. Teremos ainda um momento de visibilidade aos coletivos que compõem a Rede, coletivos que atuam em diversos territórios de Fortaleza, desde o Pirambu até o Grande Bom Jardim”, destaca Vanessa.
A programação conta, ainda, com apresentações de artísticas e o lançamento do site oficial da Rede. “Será um momento muito rico, de troca de experiências, de aprendizado e, principalmente, de mobilização da sociedade para se engajar nessa causa tão importante que é a luta socioambiental”, finaliza. O projeto é uma realização de TdH e conta com apoio da Kindernothilfe e Cooperação Alemã.
Serviço:
Lançamento da Reaver
Data: 16 de março de 2024 (sábado)
Horário: 8h às 12h
Onde: Teatro do Cuca Mondubim. R. Prof. Glauco Lobo – Mondubim, Fortaleza, Ceará.