Home Geral Fortaleza recebe prêmio de mobilidade urbana durante Summit Mobilidade 2022

Fortaleza recebe prêmio de mobilidade urbana durante Summit Mobilidade 2022

5 min read
0
0
110

Com o projeto Re-Ciclo, a Prefeitura de Fortaleza recebeu, na última sexta-feira (20), o Prêmio Vozes da Mobilidade Urbana 2022, na categoria Mobilidade Consciente. Os vencedores foram apresentados no encerramento do Summit Mobilidade 2022, realizado pelo Estadão, em parceria com a CCR e outras empresas privadas.

Iniciativa do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor), da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), o projeto Re-Ciclo é executado em parceria com a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Tem como objetivo ceder, ao todo, 50 triciclos elétricos aos catadores das associações cadastradas de Fortaleza. Os triciclos elétricos têm pedal assistido, potência máxima de 350 watts, autonomia de 30 km e chegam a alcançar 25 km/h, otimizando a coleta e aumentando a renda dos catadores.

O projeto já é fruto de uma premiação que Fortaleza recebeu do Desafio Global de Mobilidade Urbana 2019, organizado pela Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI), instituição vinculada ao Ministério para Cooperação e Desenvolvimento do Governo da Alemanha. Como prêmio, a Cidade recebeu R$ 1 milhão para implementar o piloto do projeto. A iniciativa faz parte das atividades do programa Fortaleza Cidade Limpa que visa fortalecer ações voltadas à coleta seletiva na cidade.

O evento

Realizado on-line, durante a última semana, no canal do Youtube do Estadão, o congresso discutiu os impactos da pandemia e os problemas causados pela priorização do transporte individual nos deslocamentos; os desafios do transporte público; e as novas soluções de mobilidade aliadas à tecnologia. Além do projeto Re-Ciclo, outras iniciativas foram premiadas nas categorias: Inclusão e Oportunidades no mercado de trabalho; Inovação; Novas tecnologias de mobilidade; Diversidade é meu lema; e Mobilidade consciente.

O vice-presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Victor Macêdo, celebrou a conquista. “O Re-Ciclo é um projeto que atua na mobilidade urbana sustentável, na inclusão social de catadores e no estímulo à reciclagem da nossa cidade, pilares fortíssimos e centrais para Fortaleza. Esse prêmio vem como uma forma de reconhecimento a nível nacional do projeto e tem grande importância para que a gente possa expandir e difundir ações como essa pro Brasil inteiro”.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − cinco =

Verifique também

Fortaleza vence o Trinidense e se classifica em 1º para as oitavas da Sul-Americana

Com o resultado, o Leão do Pici termina em primeiro lugar do Grupo D com 13 pontos e garan…