Home Cidade Fortal 2022 terá operação especial de trânsito, transporte e fiscalização para facilitar acesso dos foliões

Fortal 2022 terá operação especial de trânsito, transporte e fiscalização para facilitar acesso dos foliões

6 min read
0
0
81

A Prefeitura de Fortaleza realiza, de quinta-feira a domingo (21 a 24/07), operações especiais de trânsito e transporte para facilitar o acesso dos foliões ao Fortal 2022. O evento, que já se consolidou como uma das maiores micaretas do país, deve reunir este ano mais de 30 atrações.

A operação de trânsito será iniciada a partir de meio-dia com o monitoramento de tráfego e coibição de estacionamento irregular na Av. Aldy Mentor e nas principais rotas de chegada e saída da Cidade Fortal. Um efetivo diário composto por 40 agentes e orientadores atuará em conjunto para otimizar o deslocamento do público.

Dependendo da estimativa do público, a AMC poderá desviar o tráfego da Av. das Castanholeiras para a Av. Santos Dumont no intuito de desafogar o trânsito. A orientação do órgão é que os condutores deixem seus veículos no estacionamento privado disponível no local do evento e que não dirijam sob efeito de álcool nem excedam os limites de velocidade.

Transporte coletivo

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) disponibilizará a linha (840) Papicu/Cidade Fortal para otimizar o deslocamento dos participantes durante os quatro dias de folia.

Serão reservados 10 veículos extras que vão sair do Terminal do Papicu ao local do evento, a partir de 14h, sem paradas ao longo do percurso.

O trajeto de ida terá início no Terminal do Papicu, seguindo pela Rua Pereira de Miranda, Av. dos Jangadeiros, Rua Eduardo Sabóia, Rua Valdetário Mota, Av. Santos Dumont, Rua Francisca Almeida de Souza e Av. Aldy Mentor.

Já no trajeto de volta, os ônibus sairão da Av. Aldy Mentor, Rua Zuca Acioli, Av. Santos Dumont, Av. Jangadeiros, Rua Lauro Nogueira, retornando ao Terminal do Papicu.

Fiscalização

A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estará presente no local com os agentes de Atividades Urbanas que atuarão fiscalizando o ordenamento de ambulantes permissionários, a fim de preservar a organização do evento e no entorno.

Durante a operação, a Vigilância Sanitária do órgão também atuará certificando a qualidade dos alimentos comercializados, verificando prazo de validade dos produtos, a higiene/conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, além da temperatura de acondicionamento dos alimentos, prevenindo possíveis riscos à população.

Para o superintendente adjunto da pasta, Neuvani Vasconcelos, “o Fortal é um tradicional evento realizado em Fortaleza, que atrai tanto a população da capital, quanto de outras cidades e estados. Com isso, a Agefis tem um papel crucial na vigilância sanitária e no ordenamento do comércio ambulante desse grande evento, onde devemos garantir por meio da fiscalização municipal, maior segurança ao público”,comentou.

Plano Operacional

Para a operação, cerca de 60 agentes de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária estarão presentes e distribuídos em equipes nos três turnos durante os quatro dias do evento.

Fiscalização integrada

A Agefis contará com o apoio da Guarda Municipal de Fortalza (GMF), com o objetivo de garantir a segurança dos agentes envolvidos, além de coibir práticas inadequadas que possam ocorrer durante a operação.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − quinze =

Verifique também

Polícia Civil deflagra Operação Restauração e desarticula organização criminosa de atuação nacional

A operação resultou no sequestro de imóveis, automóveis de luxo, embarcações, criptoativos…