Home Entretenimento Fortal 2022 encerra com shows de artistas nacionais de diferentes ritmos em edição histórica

Fortal 2022 encerra com shows de artistas nacionais de diferentes ritmos em edição histórica

17 min read
0
0
107

Em edição histórica, celebrando a retomada após uma pausa de dois anos, o Fortal 2022 ficará eternizado na memórias dos foliões, que marcaram presença em peso para curtir a programação. Grandes artistas nacionais dos mais diferentes ritmos comandaram o agito ao amanhecer, encerrando com grande estilo o maior Fortal de todos os tempos.

Durante os quatros dias de festas, o festival reuniu mais de 40 atrações musicais, contagiando um público estimado em 400 mil foliões de diversas partes do Brasil e do mundo. O terceiro e o quarto dia de Fortal trouxeram grandes nomes da música nacional e movimentaram o Corredor da Folia.

Sábado de Fortal 2022

O terceiro dia do Fortal 2022 trouxe nomes consagrados na história do axé para animar o Corredor da Folia. Abrindo os festejos da noite, Léo Santana trouxe todo o calor e energia do Carnaval de Salvador ao Fortal, colocando o público para dançar suas coreografias mais famosas na passagem do seu bloco Vem Com O Gigante.

Para tornar a noite ainda mais memorável, Léo Santana homenageou a eterna cantora Marília Mendonça. O astro baiano pediu para a banda baixar o som e deixar a multidão cantar o refrão de “Apaixonadinho”, primeiro feat musical de GG com a Rainha da Sofrência.

Uma das atrações mais aguardadas do festival, Ivete Sangalo entrou na folia por um motivo ainda mais especial: a celebração do aniversário de 50 anos. Liderando o animado bloco Village, Veveta fez todo mundo sair do chão com um repertório cheio de axé e personalidade e, mais uma vez, tornou inesquecível a noite de milhares de foliões que a acompanhavam.

Ao longo da passagem no Corredor da Folia, Ivete dividiu o trio com outros artistas da Bahia, como Lucas, nova sensação do axé, e João Lucas Fernandes, percussionista da banda Filhos da Bahia. Ambos são atrações do palco Avenida, presente na programação do Fortal 2022.

Com um repertório marcado por seus grandes sucessos, Bell Marques tocou pelo terceiro dia consecutivo e fez a alegria do público que aguardava ansioso a passagem do seu icônico bloco Sirigüella. Com um repertório grandioso e especial, preenchido por sucessos que marcaram gerações de foliões, o cantor emocionou a todos com revisitar sua trajetória musical como muita alegria.

Camarote Mucuripe

O axé eletrônico e o piseiro deram a tônica da vez no 3° dia de shows no Camarote Mucuripe. Antes da folia começar, o enérgico grupo Sousete subiu ao palco e embalou o público com os maiores sucessos do verão.

Mais tarde, Durval Lelys, nome consagrado do Fortal, trouxe toda a energia do carnaval ao cantar seus sucessos, como “Quebra Aê” e “Pérola”. No calor da festa, Durvalino vestiu uma fantasia e botou todo o camarote para ferver com a mistura do axé com o rock’n’roll.

Pela primeira vez no Fortal, Zé Vaqueiro foi o responsável por trazer o piseiro para o palco e elevar o clima de romance e curtição, com seus hits “Foi Amor”, “Volta Comigo BB”, “Letícia”, entre outros. As canções do novo EP “Do Melhor Jeito”, sucesso no período junino, não ficaram de fora do repertório do show, que contou também com regravações de sucessos do axé e pagode baiano ao estilo original do Vaqueiro.

Palco Avenida

Entregando mais axé aos foliões, o Palco Avenida teve como grande atração o grupo É o Tchan, xodó nacional desde os anos 90. Beto Jamaica e Compadre Washington fizeram a alegria do público com um repertório cheio de sucessos nos 25 anos de carreira, dentre eles “Ralando o Tchan”, “Dança da Cordinha”, “Na Boquinha da Garrafa” e o recém-lançado hit “Encaixadinha”. A banda Verão S/A e o DJ Justa Music também chegaram para completar a folia com hits do cenário musical atual.

Veja um pouco do que rolou na terceira noite de micareta:

Domingo – Energia da Avenida

O rei do Fortal e astro do axé, Bell Marques abriu a noite de festas com o icônico bloco Sirigüella. A passagem na avenida foi repleta de fãs que entoavam os sucessos do rei com grande fervor. Ao final do desfile, Bell elogiou o festival e prometeu sua volta na próxima edição, considerada a comemorativa de 30 anos de lançamento do Fortal.

Embalada pela energia de Bell, Ivete Sangalo comandou mais uma passagem do bloco Village. Assim como a edição de 2019, Veveta quebrou o protocolo e puxou o trio por três voltas na avenida, fazendo a alegria dos milhares de foliões apaixonados que a acompanhavam, lotando o Corredor da Folia. A rainha do axé ainda dividiu o microfone com LUCAS, atração principal do palco Avenida, que tem sua carreira musical amadrinhada pela cantora baiana.

O forrozeiro Jonas Esticado liderou a primeira volta do Eh Loco, bloco repleto de energia positiva e diversidade de ritmos. Com um repertório marcado por sucessos da carreira, como “Investe Em Mim”, e de hits recentes da música sertaneja e forró, dentre eles “Bloqueado”, “Red de Maracujá” e “Termina Comigo Antes”, Jonas surpreendeu o público com animação até o final do circuito. O trio ainda contou com participação especial do também artista do forró, Marcinho.

Encerrando com grande estilo, o último desfile do bloco Eh Loco foi orquestrado por Henry Freitas, estreante do Fortal e sensação do forró e piseiro. Garantindo a “revoada” dos foliões, Henry dividiu o setlist entre hits da carreira e sucessos nas paradas musicais em versões do axé e swingueira para contagiar o público. Assim como Jonas, Henry deu espaço a vozes da música local, como Sousete e Artur Bacanna, para renovar o fôlego e não deixar ninguém parado na avenida.

Camarote Mucuripe

Um dos espaços mais procurados da folia, o Camarote Mucuripe foi palco de reencontros e muita agitação ao som de axé, trap e funk. Marcinho fez sua estreia no Fortal, abrindo a programação com um repertório cheio de hits do verão para deixar o público sintonizado na folia.

Em sua segunda passagem por Fortaleza, o trapstar Matuê levou sua energia única e sinistra que contagia os maiores palcos do país. O primeiro artista do trap a se apresentar no Fortal, “Tuêzin”, apelido dos fãs, mostrou o porquê é considerado uma das maiores referências da cena com um repertório repleto de sucessos, como “Quer Voar”, “Máquina do Tempo”, “Vampiro” e “Malvadão”, e cenografia com fogos, luzes e fumaça para emocionar o público.

Em seguida, Dennis foi o escolhido para transportar o público da energia única do trap ao rave e batidão de um baile funk carioca. No setlist, o público curtiu sucessos do funk, em remixes únicos com a batida da eletrônica e funk carioca, que tornam o DJ o hitmaker do momento. Ao final da festa, Dennis abriu o palco para participação de convidados e famosos, como Hiago Arraes, Felipe Prior e Lucas Bissoli e Eslovênia Marques.

Ao amanhecer, Rafa e Pipo Marques encerraram a festa, embalados por um carisma único e grandes sucessos do axé, samba e reggae para deixar o público com saudade do Fortal.

Palco Avenida

Privilegiando a energia positiva do axé, o Palco Avenida recebeu o artista baiano LUCAS para comandar o agito principal no palco. Nascido e criado em Salvador, LUCAS é um dos nomes recém-lançados da nova geração do axé music. Amante de micaretas e festas de Carnaval, o artista trouxe no set os principais sucessos de artistas do axé, como Bell Marques, Saulo Fernandes, Ivete Sangalo e Banda Eva. Celebrando a estreia no Fortal, LUCAS lançou seu mais novo EP, preenchido por músicas inéditas, surpreendendo ainda mais o público. Paulinho Calado e o DJ Justa Music também chegaram para completar a folia com hits do cenário musical atual.

Curta algumas imagens do último dia de Fortal 2022:

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Entretenimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 20 =

Verifique também

Central de Atendimento à Mulher recebeu 1.558 ligações por dia em 2023

A Central de Atendimento à Mulher ou Ligue 180 recebeu, ao longo de 2023, um total de 568,…