
Durante visita à Auto Shanghai 2025, na China, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou de reunião com executivos da Comexport, empresa brasileira referência em comércio exterior e logística. O encontro aconteceu ao lado do governador Elmano de Freitas e de integrantes da comitiva cearense que cumpre agenda internacional voltada ao fortalecimento do novo Polo Automobilístico do Ceará.
O diálogo com Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, e Carlos Yamana, diretor comercial do setor automotivo da empresa, ocorreu dentro da programação da feira, considerada uma das maiores vitrines mundiais de veículos movidos a energia limpa. A Comexport será uma das parceiras da planta industrial multimarcas que começa a ser instalada em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza.
Na conversa, Cavalcante detalhou como o Sistema FIEC — por meio do SESI, SENAI e IEL — está estruturado para apoiar a formação de profissionais qualificados para o setor automotivo.
“Estamos aqui para garantir a qualificação dos profissionais que atuarão nessas novas indústrias. Estamos em diálogo com diversas empresas e, em breve, o governador Elmano deverá lançar um programa para que possamos treinar, com a agilidade necessária, os trabalhadores que irão compor as equipes das montadoras”, afirmou.
A missão na China, organizada em parceria com a Proximity Supply Chain Management, busca estreitar laços com fabricantes globais e ampliar o alcance internacional do projeto cearense. Marcas como Renault, GM, Volkswagen, BYD e Honda, que operam no Brasil com apoio logístico da Comexport, são algumas das potenciais interlocutoras do polo.
Ao destacar a relevância da visita, o governador Elmano de Freitas afirmou que o momento é de articulação e construção de parcerias sólidas para a consolidação do polo como referência nacional. A expectativa é que a produção no novo complexo industrial tenha início ainda este ano.
“Estamos acelerando rumo ao futuro, promovendo desenvolvimento e mais oportunidades para os cearenses. Além de impulsionar a economia, vamos criar postos de trabalho qualificados para nossa população”, projetou o Governador.