Home Agenda Fantasia e circo estão em releitura de Peter Pan que estreia sábado (9) no Teatro Celina Queiroz

Fantasia e circo estão em releitura de Peter Pan que estreia sábado (9) no Teatro Celina Queiroz

6 min read
0
0
114

Julho é mês de férias para a garotada e não poderia faltar um espetáculo para divertir os pequenos e, por que não?, os graúdos também. O enredo e os personagens já são conhecidos por todos, independentemente da idade: o menino que não quer crescer, o pirata desfalcado da mão direita, a fadinha, os Garotos Perdidos, Wendy e a ilha, povoada de criaturas ímpares e conhecida de todos como a Terra do Nunca. No dia 9 de julho de 2022, o Grupo Mirante de Teatro Unifor estreia Peter Pan, com direção de Hertenha Glauce. A peça será encenada no Teatro Celina Queiroz, na Unifor, instituição da Fundação Edson Queiroz.

Wendy é a filha mais velha dos Darling e tem os irmãos João e Miguel. Certa noite, povoada de “sonhos” de um menino um tanto quanto diferente e especial, Wendy é convidada por ele a deixar o confortável lar e enveredar-se pelo Céu, a voar, em direção à Terra do Nunca, uma ilha especial comumente visitada, em sonhos, por crianças. Ela e os irmãos mais novos, ensinados a voar por Peter, chegam àquele local distante e descobrem um universo de seres magníficos, formidáveis. Wendy passa, então, a ser a “mãe” dos Garotos Perdidos.

O contraponto de Peter Pan é um pirata, o temível Capitão Gancho, que comanda uma trupe a bordo do seu temido e sombrio navio, tendo sempre ao seu lado, o fiel escudeiro, Smi, que é, ao mesmo tempo, a inocência e a sabedoria do Capitão. Gancho perdeu uma parte do braço direito em uma luta de espadas contra Peter. Gancho nutre, em uma visão imediatista, um ódio irracional em relação ao menino. Contudo, a natureza de tal sentimento é, na verdade, de caráter intelectual: ele não consegue compreender, por mais que se esforce, o sorriso soturno e o olhar maroto de seu desafeto. Juntos, Wendy, Peter Pan, Sininho, João e Miguel passam por muitas aventuras e desventuras.

O principal diferencial da encenação do Grupo Mirante de Teatro Unifor é a viagem pelo universo do circo, trazendo elementos como a acrobacia aérea, a figura do palhaço, mas também o universo das brincadeiras infantis, nas pracinhas do bairro.

“Quanto ao texto, é óbvio que James Barrie impregnou sua obra com a fé. Vê-se a fé em toda a parte. É ela, aliás, que provoca no leitor a vontade de acreditar na natureza de toda essa fantástica história. Você tem fé? Mesmo? Então saberá que a Terra do Nunca existe. Ela surge quando nos encontramos naquele estágio de sono leve, logo antes do despertar, em que estamos sonados em condição de sonhar, mas alertas para que não se perca a hora do trabalho. O jovem Peter Pan, que nunca envelhece e que jamais cresce. Mas é preciso acreditar. Você tem fé?”, indaga Hertenha Glauce.

Serviço:

Peter Pan

Estreia: 9 de julho de 2022

Demais sessões: dias 10, 16, 17, 23 e 24 de julho de 2022 (sábados e domingos)

Horário: 17h

Local: Teatro Celina Queiroz, campus da Unifor

Compre aqui seu ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Mais informações: (85) 3477.3363 | www.unifor.br/teatro

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + 1 =

Verifique também

Theatro Via Sul recebe espetáculo do Peter Pan

Uma aventura na Terra do Nunca: Acredite nos seus sonhos! Esse clássico ganhará uma montag…