
Pesquisadores da Nova Universidade de Lisboa descobriu que tomar uma cerveja por dia pode aumentar as bactérias boas em seu intestino. O estudo, publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelou que as cervejas não alcoólicas também têm o mesmo efeito.
De acordo com a pesquisa, as pessoas que bebiam uma cerveja todas as noites tinham intestinos mais saudáveis. Ou seja, a ingestão da bebida pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2, por exemplo.
O estudo contou com a participação de 19 homens saudáveis, com idades entre 23 e 58 anos. Eles ingeriam uma garrafa de 330 ml de cerveja Super Bock no jantar todas as noites durante um mês. Metade das cervejas continham 5,2% de álcool, enquanto as outras não eram alcoólicas.
No final do experimento, não houve diferenças visíveis no peso, na massa gorda ou nos níveis de colesterol dos homens. A análise de amostras fecais mostrou que eles tinham uma variedade maior de bactérias no intestino. Ambos os grupos tiveram um aumento de 7%.