Home Economia Estudo aponta 3.342 oportunidades de emprego no Complexo do Pecém

Estudo aponta 3.342 oportunidades de emprego no Complexo do Pecém

5 min read
0
0
124

Com o objetivo de fortalecer parcerias institucionais e potencializar a atração de mão de obra local, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) vem realizando ações para viabilizar as oportunidades de emprego na região. Uma delas é um levantamento, realizado pelo Fórum de Recursos Humanos da associação, que aponta a intenção de empresas associadas já em operação de contratar 3.342 funcionários até o final do ano – sendo que 1000 desses ainda neste semestre.

As oportunidades envolvem diversas áreas, como, por exemplo, administrativo, manutenção, produção/operação, logística, vendas, recursos humanos, hidrogênio verde, entre outras.

Além das oportunidades de emprego atuais, o estudo também mostra que existem perspectivas futuras de crescimento tanto no setor de indústria como no de serviços em empresas na região do Complexo do Pecém, localizadas nos municípios de Caucaia, Paracuru e São Gonçalo do Amarante.

Para ter acesso às oportunidades de emprego e verificar as disponibilidades das vagas, os profissionais podem entrar em contato com o SINE/IDT Pecém e Caucaia. Além disso, também é possível visualizar as ofertas nas redes sociais das instituições como Linkedin e Instagram.

Ressaltando o potencial do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) para atração de mão de obra, o presidente da Aecipp, Eduardo Amaral, destaca que, atualmente, as associadas possuem 25 mil funcionários diretos e indiretos.

“É do nosso interesse que as empresas ajudem no desenvolvimento da região. Por isso, atuamos em conjunto para auxiliar na empregabilidade e estamos em contato com poder público e entidades de formação para que essas chances sejam aproveitadas. Somente com o Projeto Aproximar, por exemplo, nós encaminhamos de 15 a 20 mil pessoas anualmente para oportunidades de empregos”, ressaltou Amaral.

O presidente explicou o papel da Aecipp para viabilizar o treinamento junto a instituições habilitadas, a fim de evitar uma competição entre associadas e ampliar as oportunidades de trabalho para as comunidades do entorno.

Gisele Sestren, gerente de Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade da Cimento Apodi e líder do Fórum de Recursos Humanos da Aecipp, explica que a análise das informações possibilita ajuda no fornecimento de dados para as instituições de ensino e parceiros na área de formação para que possam se antecipar e preparar os profissionais para as oportunidades de emprego.

“O objetivo do fórum é fazer uma troca de boas práticas e buscar soluções em conjunto para os desafios das empresas na atração e seleção de colaboradores, bem como a organização e planejamento para estarmos preparados na hora de captar profissionais no mercado”, afirma.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Presidente Lula sanciona lei que oferta cirurgia reconstrutiva de lábio leporino no SUS

O presidente da República sancionou a Lei nº 15.133/2025 que torna obrigatória a realizaçã…