Home Cultura Escritora cearense rememora os tempos de infância na Praça do Carmo

Escritora cearense rememora os tempos de infância na Praça do Carmo

3 min read
0
0
126

Desde criança, a professora aposentada Oneida Pontes Pinheiro, 75 anos, gosta de ler e, principalmente, escrever. Colocar no papel suas lembranças, daquilo que viveu, ao lado de amigos e familiares, foi um hábito que sempre fez questão de manter. Entre memórias e afetos, ela entende que contar a sua história não deixa de ser uma forma de inspirar pessoas. Com essa motivação, Oneida lançou nesta sexta-feira (22), no Shopping Benfica, o livro “Raízes de uma Vida” (Editora Lua Azul Edições).

Na obra, a autora traz relatos de sua vivência na Praça do Carmo, uma das mais antigas do Centro de Fortaleza, localizada na Av. Duque de Caxias. Foi lá onde Oneida Pontes Pinheiro passou boa parte da infância, ao lado de adolescentes e idosos que também frequentavam este espaço, que tem sua origem no final do século XIX.

“Foi uma infância muito feliz. Estávamos sempre juntos, pessoas de todas as idades, nos arredores da praça, que naquela época era um espaço arborizado, sem poluição e de muita tranquilidade. Escrever este livro não deixa de ser uma forma de ressignificar minha vivência no Centro da cidade, além de mostrar aos leitores um pouco de como era a Fortaleza de antigamente”, explica.

Natural de Fortaleza, Oneida é formada em História pela UFC, com pós-graduação em Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica e Sociológica pela Uece. É participante e membro de vários grupos literários, dentre eles, a Associação Cearense de Escritores e a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =

Verifique também

Fortaleza vence o Trinidense e se classifica em 1º para as oitavas da Sul-Americana

Com o resultado, o Leão do Pici termina em primeiro lugar do Grupo D com 13 pontos e garan…