Home Economia Economia do Ceará encerra 2024 com maior crescimento dos últimos 14 anos

Economia do Ceará encerra 2024 com maior crescimento dos últimos 14 anos

4 min read
0
0
47

A economia cearense encerrou o ano de 2024 com um crescimento de 5,5% em comparação ao ano anterior. O resultado é o maior alcançado pelo estado nos últimos 14 anos e o coloca na terceira posição do ranking nacional de crescimento, ficando atrás apenas de Santa Catarina (5,7%) e Pará (5,6%). Os dados são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido e divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

O desempenho alcançado pela economia cearense também ficou acima da média nacional, que somou 3,8% no mesmo período.

“O Governo do Ceará, sob a liderança do governador Elmano, tem feito um importante trabalho na atração e manutenção de investimentos, que impacta diretamente nesse crescimento. Em 2024, por meio de incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) foram atraídas 29 novas empresas e viabilizado a ampliação de cinco grandes empreendimentos. Juntos, esses investimentos somam mais de R$ 1,1 bilhão e vão gerar mais de 7.400 novos empregos para o nosso estado”, comenta o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.

O desempenho positivo do Ceará também ficou acima das taxas de crescimento das regiões Norte (4,8%), Nordeste (4,0%), Sudeste (3,2%), Sul (4,2%) e Centro-Oeste (2,9%) do Brasil. O resultado coloca a economia cearense à frente de importantes economias como as de São Paulo (3,8%), Minas Gerais (3,0%), Pernambuco (4,7%) e Bahia (3,1%).

“O ano de 2024 foi um ano de resultados muito positivos para a indústria cearense. Fechamos o ano com um crescimento de 6,9%, o maior dos últimos 11 anos. E esse resultado foi puxado por setores incentivados pelo Governo do Ceará. No ano passado, também fechamos com 13% de crescimento nas movimentações do Porto do Pecém e tivemos um aumento de 6% no número de abertura de empresas. Esses são apenas alguns exemplos dos resultados que refletem nesse crescimento econômico”, comenta o secretário do Desenvolvimento Econômico, Domingos Filho.

Sobre o IBCR

O IBCR é um indicador divulgado mensalmente que incorpora as informações sobre o desempenho da economia nos setores agropecuário, industrial, de serviços e de comércio a partir das pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Economia

Deixe um comentário

Verifique também

Universidade promove ação para auxiliar contribuintes no preenchimento da declaração do imposto de renda

A Universidade de Fortaleza – instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, por…