Home Geral Documentário cearense ganha 2 prêmios no festival de cinema de Natal aclamado como melhor filme

Documentário cearense ganha 2 prêmios no festival de cinema de Natal aclamado como melhor filme

6 min read
0
0
25

O documentário cearense “Tereza e Bruno”, que narra a saga de um filho para cuidar da mãe vítima de AVC, ganhou dois prêmios no festival de cinema de Natal, ocorrido nos últimos dias 24, 25 e 26 de janeiro. A produção foi eleita “melhor filme” tanto pelo público quanto pela Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCIRN).

O Prêmio da Crítica, explica a ACCIRN, é concedido a obras que “investem em novas linguagens e impulsionam o trabalho das novas gerações”. Neste ano, apenas duas foram agraciadas. Ao todo, 20 filmes formaram as duas mostras do festival, uma só com obras norte-rio-grandenses (Cine Verão Poti) e outra com trabalhos de oito estados e Distrito Federal, sendo quatro do Nordeste (Cine Verão Brasil).

“Tereza e Bruno” era o único representante cearense na disputa. “Vencer por escolha do público e da crítica especializada acho que diz muito sobre como o filme tem sido recebido por onde passa. As pessoas se identificam e se emocionam porque a história é muito visceral. É a vida real acontecendo ali, na tela. A gente fica feliz porque, afinal, cinema é pra isso mesmo: pra ser visto por gente”, afirma a diretora do documentário, Rosane Gurgel.

A cineasta lembra o contexto adverso no qual aconteceram as gravações. “Esse trabalho foi feito em meio à pandemia de coronavírus e exigiu de toda a equipe um cuidado especial com a dona Tereza, porque ela tinha 92 anos na época e condição dela, de paciente crônica e acamada, inspirava mais atenção mesmo. Foram dois dias de trabalho em 2020, numa época em que sequer havia vacina. A confiança que a família teve na gente foi fundamental pra tudo dar certo.”

As entrevistas e imagens foram feitas na casa de Tereza e Bruno, no bairro João XXIII, periferia de Fortaleza. Desde o lançamento do filme, em novembro de 2022, a produção acumula oito prêmios, sendo dois de festivais internacionais.

“Apesar de ter como pano de fundo uma história de dor, porque cuidar de uma pessoa sequelada de AVC é muito doloroso, o documentário não se resume a isso. Acho que a grande sacada é essa: mostrar que o amor é maior do que qualquer desafio sem romantizar a condição da minha mãe. O resultado ficou sensível e forte”, avalia Bruno de Castro.

Criado em 2018, o Cine Verão foi este ano chegou à quinta edição, consolidando-se como importante espaço de promoção da cultura cinematográfica potiguar e brasileira. Os três dias de programação foram abertos ao público em Ponta Negra, principal cartão postal natalense. Além da exibição dos filmes, o festival teve fóruns, debates e workshops. Tudo gratuito.

Prêmios já conquistados por “Tereza e Bruno”

Melhor Trilha Sonora – OFF Pocket

Melhor Documentário – Cinephiles Choice Awards

Melhor Filme – 6ª Mostra de Cinema de Fama

Menção Honrosa – Bee Film Festival

Melhor Roteiro – Festival Internacional de Cinema – CineMaz

Melhor Curta Documentário – International Independent Film Awards

Melhor Filme – Cine Verão Brasil

Prêmio da Crítica – Cine Verão Brasil

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 9 =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …