Home Saúde Dia Mundial de Combate ao AVC: fio dental diário reduz risco de derrame em até 44%, aponta pesquisa

Dia Mundial de Combate ao AVC: fio dental diário reduz risco de derrame em até 44%, aponta pesquisa

5 min read
0
0
1,804

No Dia Mundial de Combate ao AVC, lembrado nesta quarta-feira, 29 de outubro, dados recentes chamam atenção – usar fio dental regularmente pode reduzir significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e outras doenças cardiovasculares.

Uma pesquisa apresentada na International Stroke Conference, da American Stroke Association, mostrou que pessoas que usaram fio dental pelo menos uma vez por semana apresentaram 44% menos risco de AVC cardioembólico, 22% menos risco de AVC isquêmico e 12% menos probabilidade de fibrilação atrial, arritmia cardíaca associada à formação de coágulos e responsável por grande parte dos derrames.

“Usar o fio dental não apenas ajuda a evitar cáries, gengivite e remover placa bacteriana entre os dentes. Hoje já existem estudos prévios, como este da American Stroke Association, que mostram que o fio dental deve ser incorporado à rotina como uma medida de prevenção para o coração e para o cérebro”, afirma a cirurgiã-dentista Dra. Camila Lima, especialista em reabilitação oral e estética e embaixadora da S.I.N.

Inflamação na gengiva pode chegar ao coração e ao cérebro

A especialista explica que a relação entre saúde bucal e AVC está ligada à inflamação crônica. “A gengivite e a periodontite são portas de entrada para bactérias que podem cair na corrente sanguínea e gerar inflamação em outras partes do corpo. Essa inflamação acelera o entupimento das artérias e aumenta o risco de problemas cardíacos e neurológicos”, detalha.

Segundo a American Heart Association, bactérias orais associadas a doenças gengivais já foram encontradas em placas responsáveis por obstrução de artérias, inclusive as que irrigam o cérebro. “Isso mostra que a boca não está isolada do resto do corpo. Ela é parte da saúde sistêmica”, reforça a dentista.

Mais do que higiene: um ato de prevenção diária

De acordo com a Dra. Camila Lima, manter a saúde da gengiva pode prevenir, além do AVC, outras condições graves. “Estudos já associaram doenças periodontais ao aumento do risco de diabetes, infarto, endocardite bacteriana e até parto prematuro. E o fio dental é uma das medidas preventivas mais simples e acessíveis, já que leva menos de dois minutos por dia”, afirma.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde
Comentários estão fechados.

Verifique também

Bolsonaro tem novas crises de soluços, aponta boletim médico enviado ao STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou aumento na frequência das crises de soluço,…