Home Saúde Dia Mundial da Voz: Cuidar da saúde vocal é fundamental, saiba como higienizar sua voz

Dia Mundial da Voz: Cuidar da saúde vocal é fundamental, saiba como higienizar sua voz

3 min read
0
0
59

O Dia Mundial da Voz é celebrado neste 16 de abril, a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde vocal e promover práticas saudáveis de uso da voz, orientando sobre os cuidados necessários para prevenir problemas vocais e valorizar a importância da voz em diferentes profissões.

Adriana Oliveira, fonoaudióloga e gerente de Cuidado Multiprofissional do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), fala sobre a importância da voz, nosso principal meio de comunicação.

“A voz é crucial para profissionais de diversas áreas, desde professores e palestrantes até atendentes de call center e artistas. Uma voz bem cuidada contribui para uma comunicação clara, expressiva e envolvente, o que é fundamental para o sucesso em muitas carreiras”, relata.

Para ter uma saúde vocal é necessário sempre higienizar suas cordas vocais, pois os maus hábitos e falta de cuidados com a preservação da voz podem significar sérios problemas e comprometimentos da qualidade de vida, com o passar do tempo.

“A higienização da voz consiste em cuidados e práticas para manter a saúde vocal, como evitar gritar, falar em ambientes barulhentos, manter-se hidratado, e evitar o uso excessivo da voz”, afirma a especialista.

Alguns exercícios que os profissionais podem fazer para cuidar da voz incluem: exercícios de respiração diafragmática, vocalizações suaves para aquecer a voz antes de falar por longos períodos, e também exercícios de relaxamento muscular para aliviar a tensão na região do pescoço e dos ombros.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × dois =

Verifique também

Fortaleza tem alerta de perigo de chuvas intensas no feriado de Corpus Christi, diz Inmet

A previsão do instituto é que as cidades registrem chuvas e ventos intensos entre hoje (29…