
Neste domingo, 2 de junho, é o Dia Nacional do Vinho. O mercado de vinhos no Brasil vive um crescendo notável, uma melodia harmoniosa que conquista cada vez mais paladares. De acordo com a Wine Intelligence, empresa especializada em pesquisas sobre a bebida, entre 2019 e 2020, o número de consumidores regulares de vinho saltou em 3 milhões, comprovando a popularidade crescente da bebida.
Esse crescimento é impulsionado por um público cada vez mais diverso e curioso por explorar novos sabores e experiências. A Wine Intelligence revela que a população de consumidores regulares de vinho dobrou nos últimos 12 anos, passando de 22 milhões em 2010 para 44 milhões em 2022. Entre 2016 e 2021, foram consumidos mais de 20,2 milhões de litros no país, e a Euromonitor International, provedora de pesquisa de mercado, prevê que esse número dobrará até 2026, um futuro promissor para o setor.
Para 2024, as expectativas são extremamente positivas. Empreendimentos que souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.
Oportunidades para Bares e Restaurantes:
Ampliar a margem de lucro: o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.
Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.
Capacitar a equipe de atendimento: profissionais treinados para auxiliar os clientes na escolha do vinho ideal garantem uma experiência ainda mais agradável. Uma equipe especializada que garante a satisfação dos clientes, atualmente existem diversos cursos dos mais variados valores de sommelier de vinhos, opção que pode ser válida para o treinamento da equipe.
O mercado de vinhos no Brasil está em franca expansão e as perspectivas para 2024 são extremamente positivas. Bares e restaurantes que souberem aproveitar essa oportunidade podem se beneficiar desse crescimento e aumentar sua lucratividade, brindando a um futuro promissor.
Qualidade e custo benefício
Atualmente, temos uma oferta de vinhos de excelente qualidade e com ótimo custo-benefício. É possível comprar rótulos por preços mais acessíveis. Para o setor de bares e restaurantes o tíquete médio do consumo de vinho é consideravelmente maior do que o de outras bebidas, o que significa que os bares e restaurantes podem aumentar seus lucros ao oferecer uma variedade de vinhos aos clientes. O vinho pode ser sugerido nos cardápios como uma forma de harmonizar os pratos.
Diversificar as ofertas: uma carta de vinhos diversificada, com rótulos para todos os gostos e bolsos, e também opções de diferentes regiões e países pode atrair novos clientes e fidelizar os já existentes, podendo assim também, gerar uma experiência diferenciada ao consumidor agradando os mais diversos paladares.