Home Saúde Desfrute do Carnaval com energia e saúde: orientações nutricionais para manter a disposição nos dias de folia

Desfrute do Carnaval com energia e saúde: orientações nutricionais para manter a disposição nos dias de folia

6 min read
0
0
30

À medida que os ritmos contagiantes dos bloquinhos anunciam a chegada do Carnaval, a contagem regressiva para desfrutar dos dias de folia ganha intensidade. Para aproveitar ao máximo essa festa, é essencial garantir que o corpo esteja saudável e bem nutrido.  É nesse contexto que a nutricionista e assessora técnica do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Eva Lima, entra em cena, com orientações  para manter a disposição nos dias de folia através de uma alimentação equilibrada e acessível.

Em meio à agitação das festividades, Eva Lima,  destaca a importância de uma abordagem inteligente à alimentação e também alerta que uma dieta desequilibrada pode resultar em cansaço e fadiga, enquanto que uma alimentação rica em fibras oferece uma liberação gradual de energia e saciedade.

“ Uma dieta com baixa quantidade de carboidrato pode deixar você mais cansado, com sensação de fadiga e falta de energia. Mas cuidado, uma alimentação rica em carboidrato simples também não será o ideal pois facilmente esse carboidrato vai para o sangue e será utilizado pelas células. Então opte por uma alimentação com carboidratos complexos, ricos em fibras. E não esqueça da proteína: ovo, frango, peixe, carne são bem-vindos pois irão contribuir também com a imunidade”, destaca a especialista.

Em meio às altas temperaturas,  a nutricionista ressalta a relevância de se manter hidratado. Eva oferece um conselho simples, mas muitas vezes negligenciado: “Leve consigo uma garrafinha térmica para água.” Água de coco, sucos naturais e frutas com alto teor de água como melancia, melão, abacaxi e laranja, são alternativas refrescantes para manter  o corpo hidratado durante os dias de folia.

Quatro dicas nutricionais para curtir o Carnaval com saúde:

Consumo de Frutas Variadas: “Frutas de todas as cores, cada cor prevalece um nutriente”, recomenda a nutricionista.

Evitar Gorduras e Açúcares: “Fuja de alimentos ricos em gordura e açúcar, alimentos industrializados que fornecem muita caloria e poucos nutrientes”, aconselha.

Alimentos para ter sempre na bolsa: “Alimentos de fácil digestão e fácil transporte como castanha, amendoim, barra de fruta ou proteína, chocolate de boa composição, são ótimas opções” sugere.

Sinais de desidratação: “sede, sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, sensação de fome e fraqueza”, alerta Eva Lima

Essas recomendações estratégicas, práticas e energéticas, são a resposta para quem deseja aproveitar ao máximo o Carnaval. Por fim, a nutricionista ressalta que é importante comer bem nos dias que antecedem o período carnavalesco e não deixar para  última hora. Uma alimentação consciente não apenas mantém a disposição elevada, mas também contribui para a saúde geral, permitindo que os foliões celebrem a festividade com energia e alegria.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 8 =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…