Home Geral Desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque toma posse como presidente do TRT-CE

Desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque toma posse como presidente do TRT-CE

5 min read
0
0
24

O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE), em sessão solene realizada nesta sexta-feira (13), empossou seus novos dirigentes para o biênio 2025-2026. A desembargadora Fernanda Uchôa de Albuquerque tomou posse como presidente, o desembargador Francisco José Gomes da Silva foi empossado vice-presidente e o desembargador João Carlos de Oliveira Uchôa como corregedor-regional.

Foto: Divulgação/TRT-CE

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador do Estado, Elmano de Freitas, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão.

Foto: Divulgação/TRT-CE

Em seu discurso de posse, a nova presidente do TRT-CE falou sobre os desafios no atual cenário, com aumento do volume de processos, carência de pessoal e a exigência cada vez maior por celeridade. “Ainda assim, a história da Justiça do Trabalho é de superação e adaptabilidade. Assumo esta Presidência ciente de que não há soluções mágicas, mas sim estratégias bem pensadas, metas claras e trabalho conjunto”, frisou.

Sobre as prioridades de sua gestão, a desembargadora Fernanda Uchôa afirmou que promoverá a valorização das pessoas, o fortalecimento das parcerias institucionais, a inovação orientada pela efetividade da gestão, a comunicação transparente e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional. Segundo a magistrada, esses princípios inspiram a continuidade da reforma administrativa, com redistribuição da força de trabalho, criação de cargos e atenção à saúde física e mental dos que atuam no Tribunal.

A presidente também disse que vai priorizar a implantação de novos fóruns, como os de São Gonçalo do Amarante e de Sobral, além de fortalecer a Ouvidoria da Mulher, criada na atual gestão. Também pretende enfrentar as demandas repetitivas com políticas de uniformização jurisprudencial e apoio tecnológico, garantindo coerência e previsibilidade. “Ao final da minha gestão, espero que possamos afirmar com segurança que o tempo de espera por uma decisão reduziu-se consideravelmente, tornando-se mais justa e adequada às necessidades dos jurisdicionados.”

Deixa a presidência do órgão, o desembargador Durval César de Vasconcelos Maia. Em sua fala de despedida do cargo, ele destacou as qualidades técnicas da recém-empossada, ressaltando seu profundo conhecimento sobre a Justiça do Trabalho.

“A nova presidente do TRT da 7ª Região se ornamenta de requisitos que lhe capacitam para o exercício do cargo para o qual é empossada. Estou certo que a equipe diretiva ora empossada, considerando-se a competência, o conhecimento e a sabedoria que caracterizam a desembargadora-presidente, fará uma administração da mais alta qualidade e conduzirá o Tribunal a merecidos lugares de destaque no cenário nacional.”

Também foram empossados o desembargador Paulo Régis Machado Botelho, para seu segundo mandato como diretor da Escola Judicial do TRT-CE; o desembargador Clóvis Valença Alves Filho como o vice-diretor da Escola; os desembargadores José Antônio Parente da Silva e Plauto Carneiro Porto como ouvidor-geral e ouvidor substituto, respectivamente.

Veja mais fotos aqui.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

Verifique também

CAIXA Cultural Fortaleza recebe segunda edição do Festival Danças de Enfrentamento

Começa nesta quinta-feira, 1° de maio, o Festival Danças de Enfrentamento – 2ª edição, que…