Home Saúde Dermatologista explica os cuidados com a pele após queimaduras

Dermatologista explica os cuidados com a pele após queimaduras

3 min read
0
0
59

As queimaduras são traumas que podem ocorrer em qualquer momento e acometer indivíduos de todas as idades. A atenção com a pele é extremamente importante para uma recuperação adequada do paciente que passou por esse dano. Certas medidas imediatas são necessárias para reduzir lesões e acelerar a cicatrização.

Dentre essas medidas estão: o resfriamento imediato com água fria corrente sobre a área por cerca de 10 a 15 minutos, reduzindo a dor e dano celular. Não aplicar gelo ou produtos caseiros, pois pode piorar a queimadura.

“Produtos caseiros como manteiga, pó de café ou pasta de dente também devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de infecção”, pontua Carolina Fechine, dermatologista e diretora da Clínica Ellevate.

“É fundamental compreender que os cuidados com a pele após uma queimadura impactam diretamente no tamanho do agravo, tempo de recuperação e cicatrização. Resfriar a área afetada; manter o local limpo, protegido e hidratado é essencial para evitar complicações e proporcionar uma recuperação mais rápida”, explica a dermatologista.

Após os cuidados iniciais, procurar o especialista é importante. “O paciente deve procurar atendimento médico para realizar uma avaliação e receber as orientações e prescrição. Isso envolve determinar a extensão da queimadura, entre primeiro, segundo ou terceiro grau, e a necessidade de prescrição de medicamentos, por via oral ou tópico, dependendo de cada caso”, finaliza a especialista.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Verifique também

Rede Cuca Vôlei embarca para Goiânia nesta terça (16) em busca de uma vaga na final da Superliga B

O time cearense enfrenta novamente o Neurologia Ativa, que levou a melhor na primeira disp…