Home Saúde Confira a programação da vacinação neste sábado e domingo (27 e 28/01)

Confira a programação da vacinação neste sábado e domingo (27 e 28/01)

7 min read
0
0
26

A Prefeitura de Fortaleza dá continuidade à vacinação neste fim de semana, ofertando vacinação de rotina, antirrábica e contra a Covid-19. No sábado (27), o posto de saúde Irmã Hercília, no São João do Tauape, vai receber a população. No domingo (28) além do Irmã Hercília, o posto Mattos Dourado, no Edson Queiroz, também estará funcionando para imunizar os fortalezenses. O atendimento será de 8h às 16h30. O atendimento ocorre mediante a capacidade máxima dos equipamentos.

Quem pode se vacinar contra a Covid-19

1ª dose: crianças a partir de 6 meses.

2ª dose: conferir no cartão de vacinação o prazo definido para sua aplicação.

3ª dose: crianças a partir de 6 meses a 4 anos que receberam o esquema primário.

4ª dose: pessoas acima de 18 anos que receberam a terceira dose há quatro meses.

Bivalente: pessoas acima de 12 anos que receberam apenas uma dose há quatro meses e população prioritária, sendo:

– Uma dose a cada 6 meses: Idosas; imunocomprometidas; gestantes; puérperas.

– Uma dose a cada 12 meses: com comorbidades; vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores; indígenas, quilombolas, ribeirinhas e comunidades tradicionais; privadas de liberdade (maiores de 18 anos); adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (maiores de 12 anos); funcionárias do sistema prisional; em situação de rua; com deficiência permanente; trabalhadoras da saúde.

Quem pode se vacinar com a vacina antirrábica

A vacina antirrábica humana é indicada para a prevenção da raiva, podendo ser administrada pré-exposição, para profissionais que desenvolvem atividades em que estejam expostos a agressões por animais, como os veterinários, funcionários de pet shops, agentes de endemias, carteiros; como também é administrada após exposição ao vírus, que é transmitido através da mordida, arranhões ou lambedura de animais infectados pelo vírus da raiva.

Documentos necessários

Adultos e adolescentes: documentos originais de identidade (com foto), CPF, Cartão Nacional de Saúde (CNS) e comprovante de residência atualizado. No caso de segunda dose, levar também o cartão de vacinação. Os adolescentes que não possuem RG poderão levar a certidão de nascimento junto a um documento com foto, que pode ser o bilhete único ou a carteira estudantil.

Imunossuprimidos: devem levar a documentação que comprove a imunossupressão.

Crianças: apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança que pode ser a certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar comprovante de residência atualizado e um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Síndrome gripal

Pessoas com covid-19 só devem receber a vacina 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal e sintomas leves de coriza, espirros ou tosse não há contra indicação. Em caso de febre, o recebimento da vacina deve ocorrer após o desaparecimento do sintoma.

Serviço

Locais:

– Posto de Saúde Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)

– Posto de Saúde Mattos Dourado (Rua Des. Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz)

Horário: 8h às 16h30

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …