Home Saúde Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova projeto que exige datas de validade legíveis nas embalagens de medicamentos

Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprova projeto que exige datas de validade legíveis nas embalagens de medicamentos

2 min read
0
0
36

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1285/23, que obriga a impressão das datas de validade dos medicamentos em embalagens de forma visível e com leitura facilitada, dispensando o uso de instrumentos ópticos, exceto por pessoas que necessitam de correção visual. A medida tem como objetivo melhorar a acessibilidade às informações essenciais dos produtos farmacêuticos.

A proposta, de autoria do ex-deputado Luiz Antonio Corrêa (RJ), altera a Lei de Vigilância Sanitária sobre Produtos Farmacêuticos, que já trata de aspectos como rotulagem, bulas e etiquetas. “As letras usadas hoje são tão pequenas que mesmo pessoas com visão perfeita poderão encontrar situações, como baixa luminosidade, que prejudicam a leitura dos prazos”, argumentou Corrêa.

A relatora do projeto, deputada Flávia Morais (PDT-GO), recomendou a aprovação após ajustes na redação. “Todos sabemos como é difícil ler algumas informações presentes nas bulas e nas embalagens de medicamentos”, destacou.

O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso aprovado nas etapas seguintes, seguirá para votação no Senado antes de se tornar lei.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Saúde
Comentários estão fechados.

Verifique também

Construção civil brasileira cresce 17% nas vendas no 1º bimestre de 2025

O setor da construção civil no Brasil apresentou resultados mistos no primeiro bimestre de…