Considerado o terceiro melhor período do ano para o comércio, o Dias das Mães atrai multidões às compras. Os lojistas esperam vender 5% a mais este ano do que no Dia das Mães do ano de 2023.
“A gente tem um pouco de inflação compondo custos, o PIB, o crescimento do PIB e tem o crescimento da população. Então a gente junta esses três fatores e a gente deve ter um crescimento de 5%. A gente teve uma queda no faturamento por causa da pandemia, mas agora a gente está retomando”, diz Cid Alves, presidente do Sindilojas.
Confecção, perfumaria, calçados e acessórios, além dos eletrônicos estão entre as principais opções para quem vai presentear as mães este ano.
Projeção nacional
De acordo com um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 78% dos consumidores devem comprar ao menos um presente no período.
A projeção é de que 128 milhões de brasileiros presenteiem alguém neste ano. Com isso, cerca R$ 40,21 bilhões devem ser movimentados nos segmentos de comércio e serviços.
Segundo a pesquisa, os gastos com presentes devem somar um tíquete médio de R$ 314, R$ 56 acima de 2023. Os dados apontam que 18% dos consumidores devem gastar até R$ 100, enquanto 23% esperam um dispender entre R$ 101 e R$ 200.