Home Turismo Com o teleférico entre atrações, Parque Nacional de Ubajara celebra 65 anos de criação

Com o teleférico entre atrações, Parque Nacional de Ubajara celebra 65 anos de criação

7 min read
0
0
36

Nesta terça-feira (30), o Parque Nacional (Parna) de Ubajara, que abriga um teleférico do Governo do Ceará, administrado pela Secretaria do Turismo (Setur), celebra 65 anos de criação.

Sua área, que inicialmente era de 4 mil hectares e, em 2022, foi ampliada para 6.288, foi formalizada como unidade de conservação brasileira em 30 de abril de 1959, através de Decreto Federal.

Ao longo desse período, o Parque, que fica na cidade de Ubajara, também se tornou um atrativo turístico, figurando como o nono mais visitado do país, de acordo com o último ranking do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Em 2023, foram 210.898 visitantes, apresentando um crescimento de 10,08% em relação a 2022.

Seus atrativos encantam visitantes nacionais e internacionais. Porém, um equipamento modernizado tem se tornado um verdadeiro ícone não só do local, mas de toda região da Ibiapaba. Trata-se do teleférico que alcançou, no último sábado (27), a marca de 170 mil usuários transportados de forma gratuita. O equipamento é responsável por aumentar – desde 2022, ano da sua reinauguração – em 50% o número de visitantes no local.

“Temos alcançado bons números, tanto aos finais de semana como em feriados, quando é necessário fazer ampliação do horário de funcionamento. Esse é um equipamento público que tem se firmado como um ícone do turismo em toda região, oferecendo uma visão panorâmica das belezas inconfundíveis do Parque Nacional de Ubajara”, destaca a titular da Setur, pasta responsável pela administração do Bondinho, Yrwana Albuquerque.

A estrutura do equipamento é formada por duas cabines e realiza um percurso de ida e volta de 550 metros. Suspenso por cabos de aço, ele liga a estação do Monte e a do Vale, onde fica a entrada da mais famosa Gruta de Ubajara, outro local bastante visitado.

Considerada uma das atrações naturais mais impressionantes do país, alcançando o título de mais linda do Brasil em 1997, a Gruta de Ubajara conta com formações rochosas estalactites e estalagmites que encantam pela beleza. Ao acessá-la, o visitante é guiado por trilhas sinalizadas e iluminadas, permitindo uma experiência educativa e tendo contato direto com a fauna e flora da região.

Mirantes, trilhas e cachoeiras

Além da famosa Gruta de Ubajara, o parque oferece uma riqueza de paisagens. Os rios que cortam o Parna proporcionam não apenas beleza cênica, mas também oportunidades para atividades recreativas, como banhos refrescantes. Os mirantes espalhados pelo local oferecem vistas das montanhas, vales e florestas que compõem a paisagem da região. Do alto desses pontos de observação, os visitantes podem contemplar a natureza e capturar imagens.

Além disso, as cachoeiras presentes no Parna acrescentam uma dose extra de beleza e aventura à experiência dos visitantes. Com suas quedas d’água refrescantes e entorno exuberante, elas são o cenário perfeito para momentos de diversão e conexão com o meio ambiente.

Principais visitantes

Os cearenses são maioria entre os frequentadores do Parna de Ubajara, de acordo com dados do ICMBio. Em seguida, aparecem os estados do Piauí e Maranhão, ambos também da região Nordeste. O ranking é composto ainda por visitantes do Distrito Federal, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, além de Rio Grande do Norte, Paraíba e Minas Gerais.

Além do público brasileiro, o Parna de Ubajara também recebe turistas do mundo todo. Ao longo de 2023, foram registradas presenças da França, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Holanda, Argentina, Filipinas, Itália, Noruega e Colômbia.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete + 12 =

Verifique também

Você sabia? Batata frita é prejudicial à saúde bucal

As batatas fritas são opções deliciosas e versáteis para acompanhar lanches ou servir como…