Home Gastronomia Chef ensina receitas para celebrar Dia da Gula de forma saudável

Chef ensina receitas para celebrar Dia da Gula de forma saudável

5 min read
0
0
40

O Dia da Gula, comemorado nesta sexta-feira (26), marca o calendário de nutrição como uma oportunidade para ressaltar a importância dos bons hábitos e alertar sobre o risco de distúrbios alimentares. Para ajudar as pessoas a aproveitar a data sem prejudicar a dieta, o Chef Téo Xavier, da marca Minhoto, compartilha receitas refrescantes e molhos leves para acompanhar saladas.

O chef ainda destaca a importância de lavar bem as folhas e vegetais. “Vegetais crus devem ser bem lavados, folha por folha, e depois escorridos. Para limpar a alface ou a rúcula, por exemplo, solte as folhas e lave uma por uma. Coloque-as de molho em água e vinagre Minhoto de álcool (uma colher de sopa de vinagre para cada litro de água) por 10 minutos”, ensina.

Após escorrer, conserve as folhas na geladeira com papel toalha cobrindo todas as folhas em uma vasilha. “Assim as pessoas podem consumir a folha crocante e fresca por mais tempo”, diz Téo.

De acordo com a nutricionista Tâmara Ferreira, o vinagre possui algumas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana, que podem auxiliar em cardápios mais saudáveis.

Para facilitar este consumo, o Chef Téo Xavier, separou algumas dicas e receitas que vão ajudar na hora de montar as refeições. Veja:

Vinagrete refrescante

Ingredientes:

1/2 abacaxi picado

1 cebola média picada

3 tomates médios picados

1 colher de sopa de hortelã picada

1 colher de sopa de coentro picado

1 colher de sopa de sal (colher rasa)

Azeite de oliva a gosto

Pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de vinagre Minhoto de limão

1/2 xícara de água mineral

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes num bowl; Passe plástico filme e deixe apurar na geladeira por no mínimo 2 horas;Sirva gelado.Molho Ceaser com Mostarda

Ingredientes:

1/2 xícara de iogurte natural

2 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de mostarda Minhoto

1 dente de alho

1/2 limão

Sal a gosto

Modo de preparo:

Em um bowl, despeje o iogurte, o azeite de oliva, a mostarda, o alho picado, o sal e o suco de meio limão; Misture com o mixer ou processador; Quando estiver homogêneo, despeje no recipiente em que pretende guardar o molho de mostarda para salada.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Verifique também

Circo Americano faz Espetáculo Inclusivo no próximo domingo (3)

Durante o show, as luzes do picadeiro e da plateia serão suavizadas, a trilha sonora será …