
Três estudantes do Ceará ganharam medalhas de ouro e prata na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica 2023. O evento aconteceu no Panamá. As medalhas de ouro foram nas provas de foguetes e melhor prova teórica individual e em grupo, onde também conseguiram a medalha de prata.
A Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA) é um evento organizado por representantes de países latino-americanos com o intuito de popularizar a astronomia e a astronáutica e valorizar os talentos escolares mais destacados, promovendo a colaboração mútua entre as nações.
“Além das aulas teóricas, nossos estudantes participaram de diversos treinamentos observacionais, com reconhecimento do céu, o uso do telescópio do FB, treinamentos de foguetes e aulas no Planetário Rubens de Azevedo e na Seara da Ciência (UFC). A última aula foi de imersão total no metaverso, um novo projeto do FB”, comentou o professor Heliomárzio Moreira.

Um dos alunos do Ceará que ganharam medalha de ouro foi Davi Coutinho. A edição de 2023, inclusive, foi a segunda vez que ele participou da OLAA. “Foi uma experiência memorável, me proporcionou uma ampla troca cultural”, disse o estudante.
“Eu obtive um bom desempenho nas provas, sem contar que representar o Brasil, em qualquer contexto, é uma grande responsabilidade”, destacou Davi.