Home Geral Cearense recebe título de Doutor Honoris Causa do ITA por legado na ciência e na soberania do Brasil

Cearense recebe título de Doutor Honoris Causa do ITA por legado na ciência e na soberania do Brasil

2 min read
0
0
26

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) concedeu, o título de Doutor Honoris Causa ao engenheiro Fernando de Mendonça, cearense, ex-aluno da turma de 1958 e atualmente o mais longevo egresso vivo da instituição, com mais de 100 anos de idade.

Nascido no Ceará, Dr. Fernando deixou sua marca na história científica do país ao fundar o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável por monitorar o desmatamento da Amazônia e garantir a vigilância estratégica do território brasileiro por meio de satélites desenvolvidos nacionalmente. Seu trabalho foi essencial para consolidar a soberania tecnológica e ambiental do Brasil, colocando o país entre os líderes mundiais em monitoramento por satélite.

Com a honraria, Mendonça se junta a um grupo restrito que inclui Santos Dumont (criador da aviação), Casimiro Montenegro Filho (fundador do ITA) e Ozires Silva (fundador da Embraer). Agora, com Fernando de Mendonça, o Ceará também passa a figurar entre os pilares históricos da engenharia e tecnologia nacional, representando a criação do INPE ao lado dos marcos da Aviação, do ITA e da Embraer.

A homenagem simboliza não apenas um tributo pessoal, mas o reconhecimento de uma trajetória que começou no Nordeste e alcançou as estrelas — literalmente.

 

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral
Comentários estão fechados.

Verifique também

“Ópera em Cordel” estreia dia 22 de junho no Teatro RioMar Fortaleza com Haroldo Guimarães e Igor Jansen

O Teatro RioMar Fortaleza recebe, no dia 22 de junho, a estreia do espetáculo “Ópera em Co…