Home Geral Cearense participa de expedição científica em barco movido a hidrogênio verde

Cearense participa de expedição científica em barco movido a hidrogênio verde

10 min read
0
0
29

A cearense Nathália Bernardo será a primeira brasileira a navegar em um barco movido a hidrogênio verde, integrando expedição científica pelo Caribe ao longo do mês de fevereiro. Ela estará a bordo do Energy Observer, embarcação francesa autossuficiente em energia, com geração solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água do mar.

Com o título de primeiro embaixador da sustentabilidade da França, o catamarã está na última fase de sua odisseia de volta ao mundo, a ser concluída nas Olimpíadas de Paris, atestando a viabilidade e promovendo as energias limpas.

Jornalista, especializada em inovação e sustentabilidade, ativista pelo oceano e praticante de diversas modalidades náuticas, Nathália embarca no Energy Observer em 6 de fevereiro em Fort-de-France, na Martinica, com desembarque previsto para o dia 26 em Miami, nos Estados Unidos. No roteiro, estão previstas paradas em Guadalupe, Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Bahamas.

Seu objetivo a bordo é contribuir com a produção de conteúdo e difusão de conhecimento, integrando uma equipe de jornalistas, marinheiros e cientistas franceses. Entre os temas abordados estão inovações tecnológicas embarcadas, biodiversidade marinha, integração com a natureza, condições de navegação e cotidiano a bordo.

O conteúdo será compartilhado nas plataformas do Grupo Otimista de Comunicação, empresa cearense de jornalismo regional com foco em notícias positivas. Já no site do Energy Observer, o público também pode conferir a localização e condições de navegação do barco em tempo real.

Desde que foi lançado ao mar de Saint-Malo (França) em 2017, o Energy Observer já percorreu 60 mil milhas náuticas, o equivalente três voltas ao mundo, com passagem por mais de 50 países, incluindo o Brasil, onde ficou três semanas atracado em Fortaleza (CE). Nestes sete anos de navegação, sua tripulação e a equipe em terra produziram uma série documental de 13 episódios para a televisão francesa e outros 500 vídeos para a internet, nos quais apresentam iniciativas sustentáveis pioneiras encontradas ao longo da navegação.

Para Victorien Erussard, navegador e fundador do Energy Observer, a divulgação do trabalho é fundamental para mostrar que as soluções para um futuro sustentável já existem e funcionam. “Compartilhar a nossa experiência é essencial para mostrar a viabilidade das soluções sustentáveis, inspirar um grande público e jogar luz sobre ações positivas pioneiras em todo o mundo”, diz ele.

Com o sucesso do projeto, a empresa desenvolve uma nova embarcação, o navio cargueiro mais baixo carbono do mundo. “Meu propósito é descarbonizar o transporte marítimo mundial”, diz Erussard, em referência ao setor que reponde por 3% das emissões mundiais.

Nathália descreve a expedição a bordo do Energy Observer como uma experiência única. “Esta embarcação está mudando o mundo e é uma honra imensurável fazer parte desta mudança. Nós temos um propósito em comum, o de construir um futuro mais sustentável, e sabemos que a educação e a comunicação são pontes para isso. Como jornalista, brasileira e apaixonada pelo nosso planeta, sou grata ao Energy Observer pela oportunidade de contribuir”.

A odisséia do Energy Observer tem apoio de instituições como União Europeia, Unesco, Ministério da Transição Ecológica da França e Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena). Entre os patrocinadores da iniciativa estão Accor, Thélem, Air Liquide, BCPE, Delanchy, Toyota, Qair, Guyot Environnement, Triangle Intérim e CMA CGM.

 Sobre o Energy Observer

O Energy Observer é uma embarcação pioneira no mundo: elétrica, autossuficiente e movida exclusivamente a energias renováveis, garantindo uma navegação zero emissões de gases de efeito estufa, zero de partículas finas e zero ruído. Medindo 30m x 12m, com uma tripulação de seis pessoas, ela é dotada de tecnologias disruptivas, que garantem segurança e eficácia para uma navegação sustentável em alto mar.

Seu projeto foi concebido há dez anos, pelo navegador, empresário e marinheiro francês Victorien Erussard, de 44 anos. Com apoio de grandes instituições e parceiros tecnológicos, o Energy Observer foi ao mar para provar a viabilidade da descarbonização do setor marítimo, que é propósito de seu fundador.

As tecnologias embarcadas deram início a novos negócios, como os geradores de energia a hidrogênio (EODev) e o navio Energy Observer 2, cargueiro movido a hidrogênio.

Sobre Nathália Bernardo

Nathália Bernardo é uma cearense de 35 anos. Jornalista com mais de 17 anos de carreira, trabalhou em grandes veículos do Ceará, com experiência em jornal impresso, TV, rádio, revistas e livros. É diretora do Grupo Otimista de Comunicação, empresa cearense de jornalismo regional com foco em notícias positivas.

Cursa MBA em ESG (IBMEC) e estudou Inovação Tecnológica (Ben-Gurion University / Israel). Fala francês (fluente), inglês (avançado) e português (nativa).

É apaixonada e estudiosa do oceano, também praticante de diversas modalidades de esportes náuticos: mergulho (Padi Open Water Dive), Kitesurf (2x Guiness World Records), canoagem (bicampeã cearense) e natação em águas abertas.

Kátia Alves

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 − 4 =

Verifique também

Prêmio RioMar Mulher 2024: conheça as 10 personalidades reconhecidas da 8ª edição

“A conquista de uma abre caminhos pra todas” é o slogan da 8ª edição do Prêmio RioMar Mulh…