Home Cidade Cearense integra comissão que vai escolher filme do Brasil para Oscar 2023

Cearense integra comissão que vai escolher filme do Brasil para Oscar 2023

4 min read
0
0
98

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou na noite da última quinta-feira (21), os nomes dos integrantes da Comissão de Seleção que escolherá o filme brasileiro para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme internacional na 95ª premiação anual promovida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar 2023. Entre os 25 escolhidos, a cearense, produtora e diretora Barbara Cariry.

A Comissão de Seleção é composta, neste ano, por 25 membros titulares, sendo 21 eleitos em votação entre associados da Academia e outros quatro membros indicados pela diretoria, todos profissionais do ambiente cinematográfico brasileiro, mas não necessariamente associados à Academia: o cineasta Cavi Borges, o jornalista José Geraldo Couto, a documentarista Petra Costa e a organizadora da Mostra Internacional de São Paulo, Renata Almeida.

A lista ainda inclui nomes como os cineastas Aly Muritiba, Jeferson De e Zelito Viana, além da atriz Patricia Pillar e o ator Marcelo Serrado. A data prevista para a escolha do filme é 9 de setembro.

Barbara Cariry

É cineasta com dedicação especial à Produção Executiva. Bárbara Cariry nasceu na cidade de Fortaleza, no Brasil. Filha do cineasta Rosemberg Cariry, ela cresceu num ambiente cinematográfico. Fundou, em 2007, a produtora e distribuidora SEREIA FILMES, e a preside até hoje. É Bacharel em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e Mestra em Estudos Curatoriais pela Universidade de Coimbra – Portugal. Como Produtora Executiva, de longas-metragens, atuou em vários filmes. Como diretora, realizou o longa-metragem “Pequenos Guerreiros” e os curtas-metragens: “Verão (2009)”, “O Silêncio do Mundo (2011)” e “Os Cabelos De Letícia (2016)”.

Bárbara já trabalhou, também, como Produtora e Assistente de Direção em uma dúzia de filmes, entre curtas e longas-metragens. Atua como Curadora e Programadora de Festivais e Mostras de Cinema pelo Brasil e assina como Roteirista em diversos projetos. Os filmes que produziu e dirigiu circularam em centenas de mostras e festivais no Brasil e no mundo, tendo ganhado mais de 200 prêmios nacionais e internacionais.

 

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews) e Somos Mídia (@somosmidia). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura. Atualmente, também trabalha no site Conexão 085 (@conexao085oficial).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × um =

Verifique também

A prática de bullying e cyberbullying virou crime: defensor público fala sobre o reforço na proteção de crianças e adolescentes no Brasil

A Lei 14.811/24 recém aprovada agora faz parte do Código Penal Brasileiro …