Home Cidade Ceará ultrapassa 204 mil raios em 2026 e já supera os números de 2025

Ceará ultrapassa 204 mil raios em 2026 e já supera os números de 2025

3 min read
0
0
114

O Ceará já registrou, em 2026, um número de raios superior a todo o volume contabilizado em 2025, acendendo o alerta para eventos climáticos extremos no estado. De acordo com a Enel Distribuição Ceará, foram contabilizadas 204.576 descargas atmosféricas neste ano, um aumento de 21,8% em relação aos 167.840 registros do ano anterior. O crescimento expressivo acompanha o aumento das chuvas e das tempestades, temas em alta nas buscas sobre clima, previsão do tempo e riscos meteorológicos.

Entre os municípios mais afetados pelos raios no Ceará, Santa Quitéria lidera o ranking, seguida por Granja, Sobral, Viçosa do Ceará e Canindé. Na capital Fortaleza, já foram registrados 220 raios em 2026. As regiões com maior incidência incluem o Cariri, Sertão de Crateús e Vale do Jaguaribe, áreas que concentram altos volumes de precipitação e instabilidade climática.

O monitoramento é realizado em tempo real pelo Centro de Controle do Sistema (CCS), que utiliza tecnologia via satélite e dados meteorológicos para antecipar ocorrências e agilizar o atendimento em casos de falta de energia.

Diante do aumento das tempestades e descargas elétricas, especialistas reforçam cuidados essenciais para evitar acidentes com raios. Em casa, a recomendação é evitar o uso de aparelhos ligados à tomada, não utilizar chuveiros elétricos durante tempestades e permanecer em local seguro. Já em ambientes externos, é importante evitar áreas abertas, árvores isoladas, estruturas metálicas e proximidade com redes elétricas. As orientações são fundamentais para reduzir riscos e garantir segurança durante períodos de chuvas intensas, cada vez mais frequentes no Ceará.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade
Comentários estão fechados.

Verifique também

Governo do Ceará e Prefeitura inauguram primeiro estádio de Saboeiro

O estádio de Saboeiro foi inaugurado, nesta quarta-feira (24), fruto de uma parceria entre…