Home Educação Ceará lidera em matrículas de Tempo Integral no Ensino Fundamental e é o 3º do Brasil no Ensino Médio, segundo Censo Escolar 2023

Ceará lidera em matrículas de Tempo Integral no Ensino Fundamental e é o 3º do Brasil no Ensino Médio, segundo Censo Escolar 2023

8 min read
0
0
97

Destaque mais uma vez no Brasil, a educação pública cearense é líder nas matrículas de Tempo Integral no Ensino Fundamental, com 51,4% dos estudantes matriculados nessa modalidade de ensino, e o 3º do Brasil no Ensino Médio, com 49,1% dos jovens estudando em jornada ampliada. O percentual é maior do que a média do País, que é de 17,5% no Ensino Fundamental e 21,9% no Ensino Médio.

Os dados fazem parte do Censo Escolar 2023, divulgado nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, comentou o resultado.

“Tempo integral é prioridade absoluta para nosso estado. Tenho muito orgulho da cultura de ensino nessa modalidade que estamos construindo no Ceará. Queremos que isso aconteça da creche até o final do Ensino Médio. Nosso objetivo é ser uma rede de educação de referência para o mundo. Para isso, estamos incentivando nossos municípios a aderirem ao tempo integral, por meio do Paic integral, e ampliando a oferta no Ensino Médio”, pontuou.

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. A pesquisa estatística abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional: ensino regular (educação infantil e ensino fundamental e médio); educação especial (escolas e classes especiais); educação de jovens e adultos (EJA); educação profissional e tecnológica (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Presente na divulgação dos dados, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância de integrar as políticas do Governo Federal aos estados e municípios brasileiros. Ainda segundo ele, uma das prioridades é o Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023.

“Temos a boa notícia do crescimento das matrículas em tempo integral na educação básica brasileira, chegando a 21%. Ou seja, já próximo da nossa meta do PNE [Plano Nacional de Educação], que são 25% das matrículas da educação básica brasileira. Portanto, a pactuação que colocamos no ano passado de 1 milhão de matrículas foi alcançada. Nós vamos continuar essa política de indução técnica e financeira para os estados e municípios em todas as etapas da educação básica brasileira, sempre focado na ampliação do Ensino Médio em Tempo Integral”, reforçou Camilo Santana, que parabenizou os estados de Pernambuco e Ceará pelos resultados relacionados às matrículas em jornada ampliada.

Tempo Integral no Ceará

Foto: Tatiana Fortes/Governo do Ceará

O bom resultado do Ceará no Ensino Fundamental é impulsionado pelo Paic Integral, uma política continuada que tem no regime de colaboração entre Estado e Municípios a estratégia para fortalecer a aprendizagem dos estudantes e universalizar o Tempo Integral para o Ensino Fundamental. Para isso, o Estado oferece apoio técnico, pedagógico e financeiro às redes públicas municipais, respeitando a autonomia.

O Governo do Ceará fomenta as matrículas em tempo integral nas escolas municipais desde 2023, a partir das turmas de 9º ano, e acontecerá progressivamente até 2026. Cerca de 90% dos municípios cearenses aderiram ao Paic Integral, neste primeiro momento, o que equivale a mais de 160 municípios. A ação abrange critérios como 40% de alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e a estrutura disponível para receber o programa. O investimento é de R$2 mil por estudante.

Jucineide Fernandes, secretária-executiva da pasta de Educação do Ceará (Seduc), explica o impacto da estratégia de cooperação. “Nós compreendemos que a educação em tempo integral é um espaço de fortalecimento das aprendizagens e que pode potencializar a perspectiva da educação integral que é tão forte em nossa rede [estadual]. Isso também garante uma diversidade curricular aos nossos estudantes, fazendo com que eles construam seu itinerário de formação, além de apoiar a construção de seus projetos de vida”, afirmou.

Na rede estadual, a jornada ampliada já é realidade para 75% das escolas de Ensino Médio, o que representa 499 unidades educacionais de um total de 754, e 113.547 estudantes matriculados nessa modalidade. A meta é universalizar o tempo integral para toda a rede.

Além disso, o Estado e Municípios cearenses também aderiram ao Programa Escola em Tempo Integral do Governo Federal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Educação

Deixe um comentário

Verifique também

Maracanaú inicia montagem de estrutura para o São João 2025 no Parque de Eventos Narciso Pessoa de Araújo

A Prefeitura de Maracanaú já iniciou a montagem da estrutura do São João 2025, no Parque d…