Home Agenda Ceará Está na Moda: evento promete promover a inovação e a capacitação do setor

Ceará Está na Moda: evento promete promover a inovação e a capacitação do setor

5 min read
0
0
48

Começa nesta terça-feira (23) e segue até quinta-feira, 25 de abril, o Ceará Está na Moda (CEM). O evento focado em promover a inovação e a capacitação dos atores da produção dos setores de Confecção e Moda.

O evento abrangerá uma variedade de atividades como feira de produtos e serviços, desfiles, cursos, palestras, workshops e rodadas de negócios. Espera-se a participação de mais de 10 mil visitantes e 300 expositores, entre marcas, estilistas, fornecedores e lojistas.

O “Ceará Está na Moda” é uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE) e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), e promovido por instituições como SESC, SENAC, SESI e SENAI.

O evento é patrocinado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Sebrae, APEX Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Governo Federal, SindieventosCe, Sinditêxtil, SindConfecções, Sindroupas, Sindiredes, Sindcalf, Sindilojas e Abvtex.

Mercado cearense

De acordo com o Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC), o Ceará é o segundo estado do Nordeste com maior número de empresas no ramo da moda em atividade. O estado ocupa a nona posição nacional, com quase 80 mil empresas no setor, empregando mais de 140 mil pessoas. Além disso, no cenário de exportações, o Ceará destaca-se, tendo exportado US$ 298,3 milhões em produtos de moda em 2022. Nesse ranking, o estado ocupa o terceiro lugar entre as demais unidades da federação.

Já segundo dados do Observatório da Indústria (2023), o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda, gerando mais de 37 mil empregos – este setor ocupa a 4ª posição no ranking de geração de empregos no Ceará, e a 7ª no ranking do PIB estadual. O Censo da Moda (2020) indica que a maior concentração de empresas está nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Maracanaú e Maranguape, respectivamente.

Impacto econômico

Além da Moda, o evento deve movimentar os setores de Turismo, Negócios e Eventos do estado, fortalecendo a imagem e a representatividade do Ceará no âmbito nacional, gerando postos de trabalho, com a implantação de um evento no calendário nacional. A expectativa é de que 5 mil pessoas visitem o CEM nos três dias, para conhecerem os mais de 100 expositores locais.

Kátia Alves

Editora-chefe do Contexto Notícias é jornalista formada pela Unifanor em 2006, pós-graduada pela Unichristus em MBA em Gerência de Marketing, Assessoria de Comunicação pela Estácio e Língua Portuguesa pela UniAteneu. Foi jornalista da TV Verdes Mares, TV Fortaleza e TV Ceará. Passou pelos site Pirambu News (@pirambunews), Somos Mídia (@somosmidia) e Conexão 085 (@conexao085oficial). Passou pelas assessorias do Instituto Isa Magalhães e Superintendência Federal de Agricultura.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Agenda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =

Verifique também

X Passeio Ciclístico da AMC interligará as lagoas requalificadas do Mondubim e Messejana

O evento, que terá 21 km de percurso interligando as lagoas do Mondubim e Messejana, está …