Home Cidade Ceará está entre os cinco estados com mais obras paralisadas em 2022

Ceará está entre os cinco estados com mais obras paralisadas em 2022

3 min read
0
0
99

De acordo com dados do Tribunal de Contas da União (TCU), o Ceará possui 577 obras federais paralisadas no ano de 2022. O município líder do ranking é Fortaleza, com 34 construções inacabadas. O Estado cearense figura na quinta posição ficando atrás apenas do Maranhão, da Bahia, do Pará e de Minas Gerais.

Atualmente, 39,4% das obras que estão sendo realizadas no Ceará estão paralisadas, o que representa um prejuízo no valor de quase R$ 1,2 bilhão. Os empreendimentos voltados para a Educação são os mais afetados, seguidos por projetos de Turismo, Esporte, Infraestrutura, Saúde, Saneamento, Agricultura e Habitação.

Mais da metade das construções nessas condições sofrem com intercorrências nos contratos de repasse, onde a empresa abandona a obra ou rescinde o contrato. Outras motivações para as obras estarem inacabadas são problemas nos termos de compromisso, convênios e repasse direto de recursos de fundos federais para fundos de esfera estadual e municipal.

Divulgado a cada dois anos, o levantamento aponta que neste ano de 2022 o percentual de obras paradas é superior aos anos de 2020 e 2018. Os números, porém, podem ser maiores que os divulgados devido à inconsistência dos dados e dos critérios utilizados para taxar uma obra como inacabada.

Segundo o texto do Painel Informativo do TCU, a paralisação das construções acarreta não só em prejuízos financeiros, mas também impacta negativamente no cotidiano daqueles que viriam a ser beneficiados com a implantação do equipamento. No momento, 149 municípios cearenses possuem, pelo menos, uma obra paralisada ou inacabada.

Entre as obras ainda não concluídas estão a construção da Cadeia Pública de Tianguá; construção do Centro de Reabilitação, em Tauá; reforma de Unidade de Atenção Especializada em Saúde, em Pacatuba; construção de Quadras Poliesportivas, em Iguatu; e a reforma do Teatro São José, em Fortaleza.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Kátia Alves
Carregar mais Cidade

Deixe um comentário

Verifique também

RioMar Kennedy recebe show cover de Lady Gaga neste sábado (10)

Após reunir mais de 2,1 milhões de pessoas na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no ú…